O Brasil subiu ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez nesta edição do Universíade graças a Maria Clara Pacheco. A atleta de 22 anos foi campeã da categoria até 57kg no taekwondo feminino nesta sexta-feira (19), em Essen, na Alemanha, e garantiu a primeira medalha de ouro do país nos Jogos Mundiais Universitários de 2025.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Com uma campanha impecável, Maria Clara venceu todas as suas lutas por 2 rounds a 0 até a semifinal. Na estreia, superou a sul-coreana por 11 a 6 e 2 a 0. Depois, bateu Leonor Reimão Correia (POR) por duplo 13 a 0 e eliminou Wei-Chun Lin (TPE) com 5 a 0 e 12 a 0. A semifinal foi contra Madina Mirabzalova, do Uzbequistão. A brasileira perdeu o primeiro round por 3 a 1, mas se recuperou com vitórias por 5 a 3 e 7 a 0.
Na final, Maria Clara enfrentou Chaima Toumi, da Tunísia, e manteve o controle da luta do início ao fim. Com parciais de 3 a 2 e 5 a 3, garantiu a vitória por 2 a 0 e conquistou a medalha de ouro.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
No mesmo dia, o Brasil teve outro bom resultado com Matheus Gilliardi, que ficou com o bronze na categoria até 54kg masculina. Ele venceu três lutas seguidas, incluindo a vitória sobre Aziret Duisenbek (KAZ) nas quartas, antes de ser derrotado na semifinal por Nithan Brindamohan (CAN), por 2 a 1. Como não há disputa de terceiro lugar, o brasileiro garantiu lugar no pódio.
Já Júlia Nazário (até 46kg) parou nas quartas, após duas vitórias e uma derrota para Miaoyi Luo (CHN).