Siga o OTD

Uncategorized

COI deve ratificar escolha de sede de duas Olimpíadas em junho

Reunião especial do comitê executivo do COI, marcada para junho, irá analisar a proposta para conceder as sedes dos Jogos de 2024 e 2028 de uma vez

Comunicado emitido pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) nesta sexta-feira praticamente confirma o que já se fala há um bom tempo. Está marcada para o próximo dia 9 de junho uma sessão especial do comitê executivo da entidade. A pauta, de acordo com o comunicado, é bem simples: analisar relatórios de grupos de trabalho sobre mudança nos procedimentos de candidaturas olímpicas. O primeiro destes relatórios será sobre os Jogos de 2024 e 2028. O segundo será sobre a escolha da Olimpíada de inverno de 2026.

Mas é claro que o ponto mais importante desta reunião será a discussão sobre aplicar ou não duas sedes olímpicas na próxima Assembleia Geral do COI, que ocorrerá em setembro, na cidade de Lima (Peru). Diante do fracasso das últimas corridas eleitorais olímpicas (verão e inverno), com diversas cidades abandonando a disputa pelo caminho em razão dos custos proibitivos, o presidente Thomas Bach decidiu criar este grupo de trabalho para buscar uma solução radical. E tendo duas fortes candidaturas nas mãos brigando por 2024 (Paris e Los Angeles), por que não mudar os ritos do COI e escolher já duas sedes de uma só vez?

A opção não é unanimidade dentro da entidade, é bom frisar. Primeiro, porque vai contra o que prega a própria Carta Olímpica, que rege os Jogos modernos desde que foram recriados pelo Barão de Coubertin, em 1896. Segundo porque vários integrantes do COI ainda não estão convencidos de que esta será a melhor solução.

Segundo o site “Inside the Games”, existe um impasse dentro do COI sobre como ocorreria essa escolha. Se os membros do COI poderiam escolher sua sede preferida ou se haveria algum tipo de acordo. Já se fala, por exemplo, em dar a preferência a Paris para 2024, enquanto Los Angeles ficaria com 2028.

O próximo dia 9 de junho poderá entrar para a história do movimento olímpico, portanto. Vale aguardar o desfecho da novela.

VEJA TAMBÉM:

Semana decisiva para os Jogos de 2024 
Aumenta chance de acordo na eleição para a Olimpíada de 2024 
Los Angeles 2024 promete cerimônias em dois estádios. Veja o vídeo 
Paris 2024: será que desta vez ela leva?

Mais em Uncategorized