Siga o OTD

Triatlo

Manoel Messias e Miguel Hidalgo vão à final do Mundial de Sprint

Brasileiros ficaram no top-10 da qualificatória e se classificaram de forma direta para a final em Hamburgo

Manoel Messias correndo na classificatória do Mundial de triatlo sprint
(Foto: Divulgação/World Triathlon)

Dois brasileiros se destacaram na classificatória do Mundial de Triatlo Sprint e se garantiram de forma direta na final da competição, que acontece em Hamburgo, na Alemanha. Manoel Messias foi o segundo colocado de sua bateria, enquanto Miguel Hidalgo terminou na sétima posição no quali desta sexta-feira (14) e já estão na decisão. Antônio Bravo Neto, Luisa Baptista, Vittoria Lopes e Djenyfer Arnold disputaram a repescagem, mas não avançaram.

A qualificatória do Mundial de triatlo sprint reuniu 60 atletas no masculino e 59 no feminino. Em cada naipe, os atletas foram divididos em duas baterias. Cada prova reúne 300m de natação, 7,5km de ciclismo e 1,75km de corrida. Os dez primeiros de cada série avançaram de forma direta para a final, enquanto os demais terão que participar da repescagem pelas vagas restantes.

Miguel Hidalgo no ciclismo do Mundial de Triatlo Sprint
Miguel Hidalgo na perna do ciclismo (Foto: Tommy Zaferes/World Triathlon)

Manoel Messias garantiu sua vaga na final após ficar em segundo lugar da primeira série qualificatória, ao marcar 19min55s, mesmo tempo do português Vasco Vilaca, líder da disputa. Já na segunda série, Miguel Hidalgo se classificou ao ser o sétimo colocado, com 19min48s. Por outro lado, Antônio Bravo Neto foi o 28º, com 22min55s e teve que disputar a repescagem. Nela, ele conseguiu melhorar sua performance, mas acabou em 19º lugar com 21s03.

Disputa feminina

Todas as três representantes do Brasil não conseguiram avançar para as finais. Vittoria Lopes, Djenyfer Arnold e Luisa Baptista participaram da disputa e acabaram fora das cinco primeiras posições. Na repescagem 1, Vittoria baixou seu tempo da qualificatória em quase um minuto, 22s01. Contudo, ficou com a oitava colocação. Djenyfer também diminuiu e terminou com o 11º lugar da mesma bateria. Na repescagem 2, Luisa chegou na 14ª colocação marcando 23s03.

A repescagem do Mundial de Triatlo Sprint aconteceu ainda nesta sexta-feira (14), a começando às 14h (horário de Brasília). Dos cerca de 40 atletas restantes em cada naipe, apenas os dez melhores se classificaram para a final. A decisão, por sua vez, acontecerá no sábado (15), a partir das 09h20 (horário de Brasília).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Triatlo