Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil completa vingança contra Lituânia e está na final do goalball masculino

Seleção bicampeã mundial voltou a derrotar os atuais campeões paralímpicos e retorna a uma final dos Jogos em busca do inédito ouro. Será contra a China às 7h30 desta sexta-feira

Leomon Moreno Brasil Lituânia goalball masculino Jogos Paralímpicos
Lituânia estava engasgada na garganta de Leomon Moreno (Takuma Matsushita/CPB)

Tóquio – O Brasil completou a vingança em cima da Lituânia e se classificou para a final dos Jogos Paralímpicos de Tóquio no goalball masculino. O time atual bicampeão do mundo venceu a semifinal disputada na manhã desta quinta-feira (2), pelo horário de Brasília, por 9 a 5. Os europeus, atuais campeões paralímpicos, estavam engasgados na garganta do principal jogador brasileiro, Leomon Moreno, justamente por ter conquistado a medalha de ouro “na nossa casa”. Foi a segunda vitória do Brasil sobre eles na capital japonesa, a primeira foi na estreia, uma sapecada de 11 a 2

“Vencemos eles muito bem na fase de grupos, mas como era classificatória, não tinha tanta importância igual a uma semifinal. Então ganhar deles em uma semifinal, e bem assim, dá confiança para chegar na final contra a China, que é um grande time também”, disse Leomon, logo após o duelo. “Estamos deixando em quadra todo o nosso treinamento. A gente treinou muito, foram cinco anos de preparação. Tentamos sempre fazer o melhor em quadra, não que eles não façam, mas ultimamente, nos últimos confrontos que temos tido contra a Lituânia, encaixamos nosso jogo contra eles.”

Brasil Lituânia goalball masculino Jogos Paralímpicos
Degrau a degrau (Takuma Matsushita/CPB)

Degrau por degrau

A decisão será contra a China às 7h30 da manhã desta sexta (3). O resultado já iguala a melhor campanha do Brasil no goalball masculino dos Jogos Paralímpicos, medalha de prata em Londres-2012. Perdeu a decisão para a Finlândia por 8 a 1. Quatro anos mais tarde, na Rio-2016, a segunda medalha, um bronze. Naquela ocasião, o time foi derrotado na semifinal para os Estados Unidos por 10 a 1 e venceu a Suécia por 6 a 5 na disputa pelo pódio.

Romario Marques, experiente capitão do time brasileiro, elogiou os próximos rivais. “Os meninos da China são bem equilibrados também, parece bastante com o Brasil. Defensivamente são muito bem equilibrados. Acho que vai ser uma final digna de final. Temos de focar no objetivo, que é a medalha de ouro. Amanhã é um novo dia. A gente veio aqui nessa competição com um conceito. Degrau por degrau. Se colocar a carroça na frente dos bois, não dá. É degrau por degrau, pé no chão, humildade que se Deus quiser a gente consegue esse ouro.”

Romario e Leomon estiveram na decisão contra a Finlândia. “Toda paralimpíada é um aprendizado. Não desmerecendo aquele grupo, mas hoje ele é bem mais jovem, focado. O Leomon como um dos maiores atletas do mundo. O Parazinho em um crescimento. Temos o Alex Melo, um moleque novo que vai desenvolver. O Emerson, Zé Roberto. É uma felicidade para nós, principalmente eu, que estou já há 15 anos na seleção, ver essa molecada brilhando. Eu era atacante, e agora sou pivô, uma posição bastante difícil, mas está dando tudo certo”, disse o camisa 4 que em Tóquio participa da quarta edição de Jogos Paralímpicos, um recorde para o goalball masculino.

Brasil Lituânia goalball masculino Jogos Paralímpicos
(Takuma Matsushita/CPB)

Leomon completou: “Londres foi uma grande surpresa até para nós mesmos. Estávamos bem treinados, mas não esperávamos chegar na final. Fomos construindo uma trajetória dentro da competição bem sólida e conseguimos. Não tínhamos tanta experiência. Ficou na nossa conta. De lá para cá, temos passado por vários desafios, semifinais, finais, com gol de ouro, decisões em detalhes. A medalha de bronze no Rio, começamos perdendo de 4 a 0 e conseguimos virar. Essa equipe está bem cascuda para ser campeã. Amanhã a gente vai dar o nosso melhor dentro de quadra, jogar o nosso goalball e deixar tudo nosso dentro de quadra. É o momento de sair com o sentimento de que tudo ficou ali, nada daquele pensamento de ‘se’, ‘se eu tivesse feito isso, se eu tivesse feito aquilo'”.

Campanha

Agora, nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, o Brasil chega na final após fazer uma campanha quase que perfeita, perdeu apenas uma partida. Foi para os Estados Unidos por 8 a 6 no segundo compromisso da fase de classificação. Lá, venceu os outros três duelos. Além dos 11 a 2 sobre a Lituânia, fez 10 a 4 na Argélia e 8 a 3 no Japão. Os anfitriões venceram o grupo nos critérios de desempate e a seleção brasileira saiu em segundo. Na semifinal, a equipe pegou a Turquia e venceu por 9 a 4.

O jogo

A Lituânia abriu o placar logo no primeiro arremesso deles com Genrik Pavliukianec. O Brasil, porém, não se abateu e mostrou muita vibração desde o início. A pouco menos de 10 minutos do fim, Leomon Moreno quase empatou em um arremesso cruzado da esquerda para a direita. Pavliukianec vez grande defesa. O ala esquerda brasileiro quase marcou de novo logo a seguir, atacando o outro lado da meta rival. Nerijus Montvydas desviou e ela beijou a trave. O gol estava perto e a seguir Leomon empatou em um tiro pelo meio.

A seleção brasileira seguiu dando muito trabalho para a defesa dos atuais campeões paralímpicos de goalball masculino. Tanto com Leomon quanto com Parazinho. A 6min56 do fim do primeiro tempo, a virada. Parazinho mandou uma bola venenosa pelo meio e enganou a defesa da Lituânia. Brasil 2 a 1. O domínio era tamanho, novamente com muita solidez na defesa, que o técnico rival pediu tempo. Porém, a 5m16, Pavliukianec ‘achou’ o empate. A seleção teve a chance de voltar à frente segundos depois em uma penalidade cometida pelo mesmo Pavliukianec. Leomon, porém, mandou para fora. A 3min34 do fim Parazinho teve nova oportunidade em penalidade e não desperdiçou. Ele ‘driblou’ o rival na movimentação e arremessou para o gol vazio. Logo a seguir, ainda antes do intervalo, fez duas defesaças em arremessos de Pavliukianec.

Romario Marques Brasil Lituânia goalball masculino Jogos Paralímpicos
Romario pegou duas penalidades (Takuma Matsushita/CPB)

Segundo tempo

O segundo tempo começou bem equilibrado, com Leomon vibrando ainda mais e chamando o time para a vitória. A 8min56 do fim, Parazinho ‘ouviu’ o melhor do mundo e fez o quarto em mais uma penalidade lituana. Romário, o pivô da equipe, ampliou logo depois e, em nova infração dos adversários, a seleção brasileira colocou 6 a 2 no marcador com mais um de Parazinho. Faltando 8min15, a final começava a aparecer no horizonte. Tanto que a Lituânia mudou, tirou Genrik Pavliukianec e colocou Marius Zibolis. Porém, Leomon, no arremesso seguinte, meteu o sétimo. Eles ainda ensaiaram uma reação, fieram o terceiro a 6min58 do fim com Zibolis e tiveram uma penalidade a favor logo depois, mas Romário fez uma defesa espetacular com os pés.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Vendo o sonho do bicampeonato se esvair com o tempo, os lituanos tentaram de tudo. Pediram tempo, mudaram o time, arriscaram arremessos, mas nada abalou a vibração e a confiança de Leomon Moreno, Romario Marques e Josemarcio Sousa, o Parazinho. Pelo contrário, ainda coube mais um gol, o nono, o sexto de Parazinho. E assim os comandados por Alessandro Tosim foram finalizando o prato da vingança, esse muito quente, até o encerramento da partida semifinal do goalball masculino nos Jogos Paralímpicos. A próxima vítima já está na mira. Que venham os chineses.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia