Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Eliseu inicia campanha com vitória sobre irmão na estreia da bocha em Tóquio

Primeiro dia de competições da bocha em Tóquio conta com participação de 12 brasileiros, destaque para a vitória de Eliseu sobre seu irmão Marcelo

(Fabio Chey/CPB)

O sábado(28) marcou a estreia da disputa da bocha nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Ao todo, o Brasil esteve envolvido em 11 confrontos, com 12 atleta estreando na disputa da capital japonesa. Entre os confrontos, o destaque ficou para o encontro entre os irmãos dos Santos, em que Eliseu conseguiu a vitória sobre Marcelo.

O confronto foi marcado pelo equilíbrio. Integrantes do grupo E da classe BC4, os irmãos dos Santos dividiam o domínio da partida em cada end. Na primeira metade, Eliseu dos Santos levou a melhor e abriu 3 a 0. Na sequência, Marcelo buscou o empate e forçou o tiebreak. Na parcial decisiva, Eliseu conquistou a vitória por 4 a 3.

+ Revezamento é bronze e Gabriel Bandeira quebra o recorde mundial

Outro representante brasileiro da bocha que começou a sua campanha de forma vitoriosa foi Evelyn de Oliveira. A porta-bandeira brasileira na abertura dos Jogos derrotou Maria Bjurstrom, da por 4-2 no grupo D da classe BC3. Já José Carlos de Oliveira, conseguiu a vitória diante do português André Ramos por 6 a 1 pela disputa do grupo D da classe BC1. Entre os vitoriosos, soma-se ainda o nome de Maciel Santos, que venceu o sul-coreano Yongjin Lee, por 11 a 0.

Eliseu dos Santos bocha Tóquio 2020
Porta-bandeira do Brasil na abertura, Evelyn de Oliveira começa com o pé direito (Fabio Chey/CPB)

Outros seis brasileiros estrearam, porém com derrota. Pela classe BC1, Andreza Victoria acabou derrotada por Witsanu Huadpradit (THA) por 5 a 4 pelo grupo B. Já Guilherme Moraes foi superado pelo holandês Daniel Perez por 13 a 1, em confronto válido pelo grupo C.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Campeã paralímpica na Rio 2016, Evani Calado estreou em Tóquio com derrota na classe BC3 ao ser superada pelo português José Macedo pelo placar de 4 a 3, em duelo válido pelo grupo B. Mateus Carvalho foi outro que começou com derrota, para o japonês Kawamoto Keisuke pelo placar de 4 a 2 pelo grupo C.

+ RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

Nas demais partidas, Andreza Vitória perdeu a segunda partida ao ser superada por Chew Wei Lun (MAS) por 5-2 no grupo B da classe BC1. No último jogo do dia, Natali Faria perdeu para Nadav Levi (ISR) por 8-0 no grupo D da classe BC2.

Mais em Paralimpíada Todo Dia