Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Confira os resultados da segunda etapa nacional de tiro esportivo

Atletas da seleção brasileira obtiveram bons resultados e puderam usar a competição como teste para a Copa do Mundo de Changwon

Atletas da seleção obtiveram bons resultados na segunda etapa nacional de tiro esportivo | Foto: Dhavid Normando/CPB

Neste fim de semana ocorreu a segunda etapa de tiro esportivo do Circuito Loterias Caixa, do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Entre os 55 competidores que participaram da prova, seis irão para a Copa do Mundo de Changwon, na Coreia do Sul, daqui a alguns dias, entre 22 e 31 de maio. Por isso, os atletas aproveitaram a competição para fazer os ajustes finais antes de embarcar para a etapa mundial. O Circuito Loterias Caixa foi realizado na Escola Naval, para as provas de carabina, no centro da capital fluminense, para pistola e a de tiro ao prato (trap) no Centro Militar, todas no Rio de Janeiro.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Essa é a primeira competição nacional de tiro esportivo com a presença do alemão Uwe Knapp, o novo treinador da seleção brasileira desde que assumiu o cargo, em março deste ano. Entre os atletas que irão para Changwon estão Alexandre Galgani (que participou dos Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2020), Jéssica Michalack, Geraldo Rosenthal, Débora Campos, Sérgio Vida e Bruno Kiefer.

Destaques

Entre os resultados dessa etapa do Circuito Loterias Caixa de tiro esportivo, a prova P3 (pistola, 25m, misto, SH1) teve o pódio composto pela fluminense Débora Campos, campeã com 549-4, seguida de Sergio Vida com 546-9. Ambos superaram o índice para o Parapan de Santiago, porém a vaga ainda depende de resultados internacionais. Já o bronze ficou com Geraldo Rosenthal, que marcou 542-8.

“Almejamos por muitos anos um técnico estrangeiro, conceituado, de nível internacional, que já treinou várias seleções. A chegada dele é uma evolução. O tempo que passamos com ele ajuda muito a modificar para evoluir”, explicou o paranaense Sergio Vida. “As poucas alterações que o Uwe trouxe ao meu estilo de atirar nesta prova já fizeram toda a diferença. Não poderia estar mais feliz”, celebrou Débora, que divide os treinos entre Utah, nos Estados Unidos, onde mora com o marido desde o ano passado, e Curitiba. “Consigo simular o treinamento lá em Utah, mas o principal momento dos meus treinos continua sendo no Paraná”, completou.

Alexandre Galgani também conseguiu bons resultados e foi campeão na R5 (carabina de ar, 10m, misto, SH2), com 636,2, seguido pelos seus colegas de seleção, Bruno Kiefer (632,5) e Jéssica Michalack (628,0).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Gostei muito desta etapa do Circuito Loterias Caixa, mas meu foco mesmo é nesta Copa do Mundo da Coreia do Sul. Se eu conseguir ir bem com o que venho fazendo nos treinamentos, tenho certeza que alcançarei um resultado bom”, explicou o paulista, que havia sido campeão no sábado, 13, na R9 (rifle, deitado, 50m, misto, SH2), com 621,9. Esse resultado conferiu a Alexandre o novo recorde nacional da prova.

Resultados

Para demais resultados da segunda etapa de tiro esportivo do Circuito Loterias Caixado no domingo (14), confira a tabela abaixo:

R1 (carabina de ar, 10m, masculino, SH1)
Marcelo Marton – 605,7
Benedito Silva – 571,0
Denílson Pereira – 552,3

R3 (carabina de ar, 10m, misto, SH1)
Marcelo Marton – 625,1
Carlos Garletti – 621,2
Luiz Azevedo – 614,1

P3 (pistola, 25m, misto, SH1)
Débora Campos – 549-4
Sérgio Vida – 546-9
Geraldo Rosenthal – 542-8

R5 (carabina de ar, 10m, misto, SH2)
Alexandre Galgani – 636,2
Bruno Kiefer – 632,5
Jéssica Michalack – 628,0

R2 (carabina de ar, 10m, feminino, SH1)
Clenilza Gonçalves – 526,9
Jane Leite – 484,8
Eliana Lima – 420,7

Próximas provas

A próxima competição nacional da modalidade será a Copa Brasil. A prova ocorrerá entre os dias 15 e 16 de julho, nos mesmos locais cariocas.

Vale lembrar que a Copa do Mundo em Changwon vale vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Além desse torneio, os atletas também terão a chance de consquistar a vaga no Campeonato Mundial de Lima, em setembro, ou nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, em novembro.

Como jornalista e atleta de tiro com arco, me vejo fascinada por contar histórias de como sonhos olímpicos se realizam. Vamos Brasil!

Mais em Paralimpíada Todo Dia