Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Campeã do Parapan, Jane Karla quer vaga no Pan de 2019

Jane karla

Segunda colocada do ranking mundial do tiro com arco paralímpico, Jane Karla vai em busca de uma vaga para competir entre os atletas sem deficiência nos Jogos Pan-Americanos de 2019

Jane Karla foi campeã do tiro com arco nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto em 2015. Atual segunda colocada do ranking mundial, a brasileira certamente chegará aos Jogos de Lima em 2019 como favorita ao bi, mas a goiana de 43 anos é fascinada por novos desafios e vai tentar a classificação para disputar os Pan do ano que vem também entre os atletas sem deficiência. As vagas estarão em disputa a partir desta quarta-feira no Campeonato Pan-Americano e Parapan-americano de tiro com arco, em Medellín, na Colômbia.

+ CONFIRA O PERFIL DE JANE KARLA

“Acredito que a cobrança faz parte para buscar a perfeição e motivar a busca do resultado mas nada em excesso que pode atrapalhar ao invés de ajudar. Quero muito realizar a conquista de vários títulos e venho trabalhando em busca dessa realização e melhorar meus resultados”, afirma Jane Karla.

A oportunidade de tentar a vaga nos Jogos Pan-Americanos foi possível porque a partir de 2019 foram incluídas pela primeira vez na programação as competições de arco composto, que é a modalidade praticada por Jane Karla entre os paralímpicos. Até então, apenas os torneios de arco recurvo eram disputados tanto no Pan quanto nos Jogos Olímpicos.

Serão dez vagas nos Jogos de Lima 2019 no arco composto feminino, sete delas estão em disputa no Campeonato Pan-Americano, que começa nesta quarta-feira em Medellín. Quatro vagas ficarão para as mulheres que fizerem parte das quatro equipes mistas melhor colocadas e mais três vagas para as melhores no individual que não tenham se classificado pela equipe mista. Vale lembrar que apenas uma atleta por país pode se classificar para os Jogos Pan-Americanos.

Se conseguir a vaga para o Pan entre atletas sem deficiência será só mais uma das muitas vitórias conseguidas por Jane Karla ao longo de sua trajetória. Aos três anos de idade, ela foi diagnosticada com poliomielite, e a paralisia infantil prejudicou sua mobilidade e tirou a força dos braços e pernas. O esporte sempre foi uma maneira dela se reabilitar. Antes do tiro com arco, a atleta foi dez vezes campeã brasileira e bicampeã parapan-americana de tênis de mesa.

Por ficar horas em pé jogando tênis de mesa, ela sentia dores nas pernas. Por isso, ela mudou de esporte. Mas não se engane, o tiro com arco também cobra bastante do corpo da atleta, que também já venceu um câncer. “Todas as modalidades provocam dores, até diria que sinto ate mais dores no tiro com arco que no tênis de mesa.  Nas duas modalidades conquistei grandes resultados e quando estive no tênis de mesa me sentia plena, e no tiro com arco não é diferente, também tenho a mesma sensação, me sinto plena.”

Depois da mudança, o tiro com arco foi amor à primeira flechada. E os títulos e as conquistas vieram logo nas primeiras competições. Rapidamente ela chegou à seleção brasileira, venceu seu primeiro Parapan-Americano, em Toronto, depois disputou a paralimpíada do Rio de Janeiro em 2016.

Apesar de querer a vaga nos Jogos Pan-Americanos, a prioridade de Jane Karla em 2019 é o Campeonato Mundial paralímpico de tiro com arco. A atleta está entre as melhores de sua categoria, ocupando a segunda colocação no ranking. Mas em abril de 2018, Jane Karla chegou a ser a primeira colocada. “Todo atleta tem o sonho de conquistar o topo do Ranking Mundial e eu não sou diferente e foi muito gratificante conquistar o topo do Ranking Mundial paralímpico de tiro com arco.”

Mas a real prioridade foi sempre a família. “Treino todos os dias no campo, e a família, estando sempre por perto, eu me sinto mais tranquila e feliz, porque o carinho e a torcida da família fazem a diferença, tenho certeza disso”. Do tempo no tênis de mesa, só restaram as inúmeras conquistas do passado. “Desde que mudei para o tiro com arco foram raras vezes que joguei tênis de mesa. Nas minhas horas vagas fico em casa, assisto séries ou jogo vídeo-game com meus filhos”

Mais em Paralimpíada Todo Dia