Siga o OTD

Tênis de Mesa

Calderano bate nº 1 do mundo e avança no Aberto do Qatar

Hugo Calderano surpreendeu o nº 1 do mundo, o alemão Timo Boll, e avançou às quartas de final do Aberto do Qatar

O brasileiro Hugo Calderano conquistou um triunfo importante no Aberto do Qatar. Ele venceu o nº 1 do mundo, o alemão Timo Boll, e garantiu uma vaga nas semifinais. O confronto entre Calderano e Boll terminou em 4 sets a 1 para o brasileiro, com parciais de 11-9, 11-9, 11-8, 7-11 e 12-10. Esta foi a primeira vitória dele sobre Timo desde 2014, pela Bundesliga.

O jogo

Durante o primeiro set, Calderano e Boll se estudavam com cuidado. Nenhum dos dois arriscou demais e se mantiveram sempre próximos no placar, mas com Timo Boll à frente. No entanto, quando os dois empataram em 9 a 9, o brasileiro pontuou por causa de um erro do alemão. Com a vantagem finalmente em mãos, ele conseguiu finalizar o set em 11 a 9.

A ITTF exaltou a vitória de Hugo contra Boll: 


Na segunda etapa da partida, a vez era de Calderano. Mais confiante, o brasileiro se manteve na vantagem, com Boll se aproximando no placar. Ainda assim, o brasileiro conseguiu se manter à frente e garantiu o 2 a 0, novamente por 11 a 9.

Foto: Reprodução / ITTF

No terceiro set, Timo Boll tentava recuperar a todo custo enquanto Hugo precisava se manter à frente. O atleta brasileiro conseguiu pontuar bem logo no início e chegou a abrir cinco pontos de diferença, com 10-5. Boll até conseguiu reduzir a diferença para apenas dois pontos, mas Hugo marcou novamente e conquistou mais um set por 11 a 8.

Para o quarto set, Boll voltou mais desafiador e não deu espaço para Calderano. Ele abriu três pontos de vantagem logo no início, quando fez 5-2 no placar. A vantagem aumentou para seis pontos e, apesar das tentativas de recuperação de Clderano, o ritmo mais agressivo de Boll venceu o set por 11 a 7.

O quinto set começou com um ritmo agressivo de Boll, que abriu dois pontos de vantagem. No entanto, Hugo Calderano conseguiu empatar e virar o placar, que ficou em 7 a 6. Após uma disputa ponto a ponto em que o brasileiro se manteve na vantagem, Hugo Calderano conseguiu o triunfo por 12 a 10.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Tênis de Mesa