Siga o OTD

Tênis de Mesa

Calderano cai para vice-campeão mundial na abertura do Finals

Calderano começa mal e tem grande reação, mas perde para o sueco Truls Moregard, vice-campeão mundial, na estreia do Finals

Hugo Calderano WTT Cup Finals
Calderano perdeu na estreia pela segunda vez seguida (WTT)

Hugo Calderano perdeu para o jovem sueco Truls Moregard e foi eliminado na primeira rodada do WTT Cup Finals, nesta quinta-feira (27), em Xinxiang, na China. O brasileiro cometeu muitos erros nos dois primeiros sets, se acertou no terceiro e chegou a ter uma boa vantagem no quarto, mas sofreu a virada e acabou derrotado em 3 a 1 (11/5, 11/6, 10/12 e 11/9).

+ Rafael Matos e David Vega Hernandez perdem nas quartas do ATP 500 de Basel

O WTT Cup Finals é o evento que reúne os principais atletas do Circuito Mundial de tênis de mesa da temporada. Enquanto Hugo Calderano figura no top-10 mundial há quase quatro anos, Truls Moregard, que tem apenas 20 anos de idade, ganhou notoriedade no ano passado, quando foi medalhista de prata no Campeonato Mundial. Atualmente, ele é o terceiro colocado do ranking mundial, enquanto Hugo é o sexto do mundo.

Como foi o jogo

Por isso, havia grande expectativa para o duelo desta quinta-feira, tanto que o jogo foi o último da sessão noturna. O começo foi bem equilibrado, com os dois atletas trocando pontos. A partir do 4 a 4, porém, Calderano cometeu muitos erros seguidos e viu Moregard anotar uma sequência de seis pontos. Assim, o sueco conseguiu a vitória por 11/5. Na segunda parcial, Moregard utilizou a estratégia de buscar a definição rápida. Hugo até trocou pontos no início do set, mas o sueco abriu outra vez até fechar em 11/6.

Hugo Calderano Truls Moregard
Calderano em ação no WTT Final (Foto: WTT)

O terceiro set foi o da mudança de postura de Hugo Calderano. O brasileiro voltou mais agressivo, passou a errar menos e ofereceu maior resistência ao sueco. No entanto, o adversário vivia grande momento e seguia com ótimo aproveitamento, mantendo-se na liderança do placar. Desta vez, porém, Hugo se manteve no set até o fim. O sueco chegou a ter o match point, mas o brasileiro conseguiu a virada e venceu por 12/10.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Com a grande vitória na parcial anterior, Hugo Calderano cresceu na partida. Com backhands eficazes, o carioca foi dominante no início do quarto set e abriu 6 a 2 de frente. Porém, o sueco reagiu e encostou em 6 a 5, o que obrigou o brasileiro a pedir tempo. Hugo voltou melhor e marcou três pontos seguidos para chegar ao 9 a 5 e encaminhar a vitória no set. No entanto, Moregard mais uma vez reagiu e conseguiu a virada, fechando em 11/9.

Segunda seguida

Esta é a segunda derrota seguida de Hugo Calderano em primeiras rodadas. Há uma semana, ele disputou o WTT Champions de Macau e perdeu para o chinês Wang Chuqin. Será justamente Chuqin o adversário de Moregard na próxima rodada do WTT Cup Finals. Nesta temporada, Hugo Calderano teve como principal resultado o título do WTT Contender de Túnis, na Tunísia, em agosto.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis de Mesa