Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil treina com nomes ilustres para o Mundial de tênis de mesa

Equipe refina preparação e vai com grandes expectativas para o Campeonato Mundial de Granada, na Espanha, marcado para novembro

Hugo Hoyama tênis de mesa
Hugo Hoyama (André Soares/CBTM/arquivo)

Com direito a convidados ilustres, a seleção brasileira de tênis de mesa paralímpico está na última semana de preparação no Brasil para o Campeonato Mundial, competição agendada para Granada, na Espanha, entre os dias 6 e 12 de novembro. Desde segunda-feira (24), o grupo se reuniu no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, com a presença de sparrings do nível de Gustavo Tsuboi e Hugo Hoyama.

Além do treino na mesa, Hoyama levou palavras de incentivo. “Estou me sentindo bem e feliz com essa função e, para mim, é gratificante sentir que estou ajudando”, descreveu o atual embaixador do tênis de mesa brasileiro. “A comissão técnica pediu para que eu treinasse como faço normalmente, pois tenho uma boa variação de bolas, forçando bastante. Acho isso válido, porque se eles conseguem acertar o tempo dessas bolas, estarão muito bem preparados para o campeonato.”

Gustavo Tsuboi
Gustavo Tsuboi (ITTF/arquivo)

Adaptações individuais

Segundo o técnico Paulo Molitor, a presença de Hoyama e Tsuboi vem de encontro com o objetivo da primeira fase dos treinamentos. “Primeiro estamos trabalhando no individual, com os últimos ajustes e adaptações a jogos diferentes”, informou. “Como estamos em um bom número de atletas, dá para fazer muitas variações de jogo e de treino”, acrescentou. Na sequência a preparação volta-se para as duplas, que foram incluídas a partir desta edição no Campeonato Mundial de tênis de mesa paralímpico.

Preparação mental

Em paralelo ao desempenho em mesa, a comissão técnica do Brasil trabalha a parte mental dos atletas, principalmente no que diz respeito à ansiedade. “Estamos trabalhando para que eles foquem na questão da performance. Se eles jogarem bem, as coisas vão acontecer naturalmente”, comentou o treinador. “Tentamos deixar eles confortáveis nos treinos, mas temos um grupo muito grande e com reais chances de conquistar medalhas”, disse Molitor. “Sei que todos tem muitas chances de conquistar medalhas e nada como estar junto nesta preparação”, acrescentou Hoyama.

Lucas Arabian tênis de mesa paralímpico Mundial de tênis de mesa paralímpico seleção brasileira Brasil
Lucas Arabian é um dos nomes da seleção (André Soares)

Time de craques

A preparação no Brasil prossegue até o dia 29 de outubro. Na sequência, a seleção parte a Espanha. A equipe feminina conta com Cátia Oliveira (classe 2), Thaís Severo (classe 3), Marliane Santos (classe 3), Joyce de Oliveira (classe 4), Aline Ferreira (classe 7), Lethicia Lacerda (classe 8), Sophia Kelmer (classe 8), Jennyfer Parinos (classe 9), Danielle Rauen (classe 9), Bruna Alexandre (classe 10) e Evellyn Santos (classe 11). O grupo masculino é composto por Iranildo Espíndola (classe 2), Guilherme Costa (classe 2), Lucas Arabian (classe 5), Israel Stroh (classe 7), Luiz Filipe Manara (classe 8), Claudio Massad (classe 10) e Paulo Salmin (classe 7).

Mais em Paralimpíada Todo Dia