Siga o OTD

Tênis de Mesa

Eric Jouti vence duas vezes e está a um passo de garantir vaga na chave principal na Eslovênia

Mais duas vitórias são necessárias para Eric Jouti entrar na chave principal do evento na Eslovênia

eric jouti wtt contender tênis de mesa
(Instagram/pinkpongpictures)

O mesa-tenista brasileiro Eric Jouti, 92º colocado no ranking mundial masculino, precisou sofrer muito, mas conseguiu passar pelos dois primeiros desafios do torneio individual do WTT Contender da Eslovênia. Nesta terça-feira (2), no Sports Hall Tri Lilije, em Lasko, ele superou o indiano Soumyajit Ghosh (343º) e o austríaco Alexander Chen (251º), conquistando a classificação para a última fase qualificatória do evento.

Para chegar na chave principal, Jouti precisará derrotar o alemão Steffen Mengel, 143 da lista, nesta quarta-feira, às 9h40 (horário de Brasília). Os atletas jamais se enfrentaram em partidas internacionais.

O primeiro jogo do dia foi diante do indiano, na fase de 2 de qualificação (ele passou direto pela fase 1, por colocação no ranking). E Jouti não teve facilidade. Começou melhor, mas caiu de produção no segundo set. Conseguiu uma vitória suada na terceira parcial e voltou a ser derrotado na sequência. No set decisivo, chegou a estar bem próximo da derrota, quando perdia por 9 a 7. Mas concretizou a virada, por 3 a 2 (11/9, 5/11, 13/11, 7/11 e 13/11).

Na fase seguinte, diante de um adversário bem agressivo, Jouti começou bem a partida. Além de recepcionar bem, confirmou quase todos os serviços na primeira parcial e fechou em um erro do adversário. No segundo set, o austríaco começou melhor e abriu quatro pontos de diferença. O brasileiro ainda reagiu, mas não conseguiu reverter o quadro.

A terceira parcial teve um panorama bem parecido no início, com Jouti encontrando muitas dificuldades para encaixar o seu jogo e Chen abrindo 5 a 2. O brasileiro reagiu, virou para 7 a 5, mas o austríaco conseguiu nova virada, fechando em 11 a 8. No quarto set, tudo ou nada para o brasileiro, que abriu 8 a 4, viu o adversário encostar no placar, mas fechou em uma bola devolvida para fora.

Novamente no desafio do tie-break, Jouti foi preciso. Sacou com muita eficiência e dificultou demais a recepção de Chen. O austríaco ainda esboçou nova reação, mas o brasileiro foi melhor nos momentos decisivos, novamente fechando em 3 a 2 (11/8, 8/11, 8/11, 11/9 e 11/8).

“Acho que esses dois jogos foram um grande teste para mim. Consegui sair vitorioso em dois jogos de 3 a 2, onde eu tive que arriscar algumas bolas que não estou acostumado e felizmente elas entraram. Saio super feliz por vencer meus desafios de hoje e espero conseguir achar meu ritmo e dar meu melhor amanhã”, disse Jouti, após o segundo duelo.

Preparação

O WTT Contender é a última antes de Ishiy e Jouti embarcarem para a disputa do Campeonato Pan-Americano – em Lima, no Peru, entre 13 e 19 deste mês – e dos três atletas, para o Campeonato Mundial – em Houston, nos Estados Unidos, entre 23 e 29.

-Henrique Avancini vai buscar o último gás para conquistar o 19º título brasileiro

Em Lasko, os brasileiros disputam tanto o torneio de simples quanto o de duplas masculinas, com Ishiy e Jouti.

O último evento em que Eric Jouti esteve em ação foi no WTT Star Contender, em Doha, em setembro deste ano. No campeonato, o brasileiro avançou para a fase principal, mas foi eliminado pelo eslovaco Lubomir Pistej (67º) na fase de 64. O atleta crê que a Eslovênia vai ser uma boa preparação para os dois grandes campeonatos que estão por vir.

“Acredito que todos os torneios são importantes, claro que alguns mais que outros, porém vou dar o meu máximo como sempre faço, encontrar meu ritmo e lutar cada jogo para ir o mais longe possível na Eslovênia. Consequentemente, vou me preparar para o Pan-Americano e o Mundial que vêm logo em seguida”, disse Jouti.

eric jouti wtt contender
(Instagram/pinkpongpictures)

Chave principal

Já classificados para a fase principal pela colocação no ranking mundial de tênis de mesa, Ishiy e Monteiro também já sabem quem irão enfrentar na estreia, na quinta-feira (4). O primeiro joga contra o alemão Benedikt Duda (42º), enquanto o segundo encara o nigeriano Quadri Aruna (16º) pela fase de 32. Os horários dos embates ainda não foram definidos. Nas duplas, a parceria brasileira vai ter uma tarefa dura logo de início: Wang Chuqin/Liang Jingkun, da China, também sem definição sobre o horário da partida.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Dentre os mesa-tenistas do país, Vitor Ishiy é o mesa-tenista que vem de uma competição mais recente da série do WTT. O brasileiro esteve no continente africano, onde disputou a edição do WTT Contender em Tunis, na Tunísia, na última semana. O atleta fez uma boa campanha e terminou entre os 16 melhores da competição individual ao cair nas oitavas de final diante do croata Filip Zeljko (273º).

Por sua vez, Thiago Monteiro está um tempo mais longo longe dos torneios do circuito internacional. A última participação do brasileiro também foi em Doha, no Catar, só que em março, quando disputou o WTT Middle East Hub – WTT Star Content. Na ocasião, o cearense quase avançou para a fase principal, mas acabou batido no jogo decisivo para alcançar uma vaga na fase de 64. Sua derrota foi contra o alemão Qiu Dang (52º).

Mais em Tênis de Mesa