Siga o OTD

Tênis de Mesa

Brasileiro será em dezembro e contará no ranking de 2021

Competição volta ao Rio após cinco anos e terá adaptações por conta da pandemia do novo coronavírus. Disputas serão entre dos dias 6 e 13 de dezembro

Campeonato Brasileiro tênis de mesa data Caroline Kumahara Jessica Yamada Missão Europa Portugal
A primeira edição da competição, em 1946, aconteceu em terras cariocas

O Campeonato Brasileiro de tênis de mesa já tem data e foi confirmado para ocorrer entre os dias 6 e 13 de dezembro, na Arena Carioca 3, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. A competição contará pontos para o ranking nacional de 2021 e terá formato diferente das anteriores por conta da pandemia do novo coronavírus.

Uma das modificações é o número de dias de torneio. Em vez de seis, serão oito, com específicos para cada categoria, em disputas individuais, seleções estaduais e de clubes. A intenção é reduzir a quantidade de pessoas no local de disputas.

Os paralímpicos estão na primeira data da competição, no dia 6; super pré-mirins, infantis e juvenis jogarão nos dias 7 e 8; pré-mirins, mirins e juventude atuam nos dias 9 e 10; finalmente, absolutos e veteranos estarão nas mesas apenas entre os dias 11 e 13. Jogos de duplas não serão realizados.

Sobre os atletas

Outra restrição é o número de torneios que cada atleta pode participar. Apenas os mesatenistas das categorias de base podem se inscrever em mais de uma categoria. Os demais só jogam um torneio.

Além disso, não haverá obrigatoriedade de presença para os atletas, e o número de inscrições para cada categoria será reduzido. O último Campeonato Brasileiro de tênis de mesa teve 1,3 mil participantes.

+ Bruna Takahashi é campeã invicta do Masters da Espanha

Os participantes terão de assinar um Termo de Responsabilidade Individual. Se tiver alguma comorbidade, terá de apresentar atestado médico liberando para a prática no torneio. Atletas acima de 60 anos deverão apresentar atestado médico obrigatoriamente.

Fase 3 do protocolo

O Campeonato Brasileiro acontece na fase 3 do protocolo da CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa). Ele permite que as instalações esportivas podem ser abertas para competições esportivas, sem a presença de público e com número reduzido e controlado de participantes.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK 

Regras e protocolos convencionais da modalidade podem ser alterados, adaptados ou flexibilizados como medida de prevenção e proteção a atletas, árbitros e treinadores. Os vestiários devem permanecer fechados, estando liberados apenas os mictórios e pias.

O Rio de Janeiro volta a receber o torneio após cinco anos de ausência. A primeira edição da competição, em 1946, aconteceu em terras cariocas.

Mais em Tênis de Mesa