Siga o OTD

Tênis de Mesa

Atento ao coronavírus, Calderano embarca para Aberto do Qatar

Sétimo do ranking, mesa-tenista de 23 anos buscará importantes pontos em etapa Platinum do Circuito Mundial de tênis de mesa

Hugo Calderano importantes pontos na corrida por um melhor chaveamento nos Jogos Olímpicos de Tóquio (Foto: Divulgação/ITTF)
Calderano busca importantes pontos na corrida por um melhor chaveamento nos Jogos Olímpicos de Tóquio (Foto: Divulgação/ITTF)

Atento ao surto de coronavírus que atinge mais de 50 países em todo o mundo, Hugo Calderano embarca nesta segunda-feira (2) para Doha, onde disputará a partir de quinta-feira (5) o Aberto do Qatar, etapa Platinum da temporada 2020 do Circuito Mundial de tênis de mesa. A competição é uma das mais importantes do calendário, equivalente a um Grand Slam do tênis de campo.

Sétimo colocado do ranking mundial, o carioca de 23 anos buscará no Oriente Médio importantes pontos na corrida por um melhor chaveamento nos Jogos Olímpicos de Tóquio – ele se classificou ao conquistar o ouro pan-americano nas disputas individuais em Lima, no Peru, no ano passado.

Há incertezas sobre o calendário internacional de tênis de mesa para os próximos meses devido ao coronavírus, o que torna ainda mais importantes as disputas no Qatar, onde há um caso confirmado da doença. O Campeonato Mundial por equipes, inicialmente agendado para o fim de março, em Busan, na Coreia do Sul, foi provisoriamente adiado para 21 a 28 de junho.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Já as próximas etapas do Circuito Mundial estão programadas para locais com grandes números de casos registrados de coronavírus: Japão, em abril, e Hong Kong e China, em maio.

“Acho que o adiamento foi a medida correta considerando a situação. Mas claro que isso atrapalha bastante nossa programação, principalmente em ano olímpico”, afirmou Hugo Calderano, que vê como prioritária a segurança dos envolvidos nas competições.

“Estamos preocupados com as consequências para os eventos e principalmente para os Jogos de Tóquio. Mas confiantes de que o COI [Comitê Olímpico Internacional] e o comitê organizador vão tomar as melhores decisões conforme as orientações da OMS [Organização Mundial da Saúde]. O mais importante é preservar a segurança dos atletas, torcedores e todos os envolvidos”, completou.

Cabeça de chave número seis do Aberto do Qatar, Calderano fará sua estreia na competição na quinta-feira. Ele conhecerá seu adversário da primeira rodada na véspera, quando será concluído o qualifying.

Mais em Tênis de Mesa