Siga o OTD

Tênis de Mesa

Gustavo Tsuboi vai às oitavas de final no Aberto de Omã

Com duas vitórias na estreia, Gustavo Tsuboi se garante na fase de oitavas do Aberto de Omã

Divulgação/CBTM

O brasileiro Gustavo Tsuboi estreou com tranquilidade no Aberto de Omã de tênis de mesa, disputado no Sultan Caboos Sports Complex, em Mascate. Nesta sexta-feira, o brasileiro derrotou dois adversários e já se garantiu nas oitavas de final do torneio.

O primeiro desfio foi contra Naif Al-Jadai, da Arábia Saudita, e o segundo contra o eslovaco Alexander Valuch. Nas oitavas de final do Aberto de Omã de tênis de mesa, Gustavo Tsuboi irá enfrentar o português Tiago Apolonia. A partida será neste sábado (23).

Naif Al-Jadai 1 x 4 Gustavo Tsuboi

Gustavo Tsuboi venceu o primeiro set por 11 a 8, e sofreu o empate com um 11 a 3 para o saudita no segundo. O terceiro foi o mais apertado, com o brasileiro fazendo 11 a 9. Nos dois seguintes, Naif Al-Jadai, 598° colocado no ranking mundial, somou apenas sete pontos. Tsuboi fez 11/5 e 11/2.

Alexander Valuch 0 x 4 Gustavo Tsuboi

Muito mais à vontade após vencer na estreia, o brasileiro não deu chances ao eslovaco. Tsuboi pressionou o saque adversário e foi abrindo vantagem. O primeiro set foi vencido por 11/8. A segunda parcial foi ainda mais fácil: 11/7. Na terceira parcial, Valuch esboçou uma reação, mas foi rapidamente contido: 11/8 para Tsuboi.

Mas no quarto set, a pressão mudou de lado. Tsuboi precisava confirmar a vitória. O eslovaco aproveitou e dificultou um pouco as coisas, mas nada que abalasse o brasileiro. Tsuboi fez 11/9 e carimbou sua vaga nas oitavas.

Primeira em Omã

Gustavo Tsuboi, com larga experiência internacional, disputa pela primeira vez uma competição em Omã. “Já estive em vários outros países nesta região, como Catar, Kuwait e Emirados Árabes, mas é a primeira vez aqui”.

Antes do torneio, evitou falar sobre resultados. “Não gosto muito de falar em expectativas nos torneios. Não quero pensar em resultado final, pois ele é uma consequência do que como eu agi e como joguei. Quero pensar em colocar uma boa atitude nas partidas e colocar em prática o que eu sei”.

O brasileiro, porém, avisou que não está no melhor de sua forma já que recentemente recuperou-se de uma contusão na mão. “Ainda não estou na minha melhor fase. Claro que essas competições vão servir de preparação para o Mundial e os Jogos Pan-Americanos, que são os grandes alvos neste ano. Portanto, são mais uma etapa nesse processo”.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis de Mesa