Siga o OTD

Tênis

Thiago Monteiro leva virada de argentino e é eliminado do ATP 250 de Buenos Aires

Depois de dominar o argentino Carlos Berlocq no primeiro set, o canhoto cearense Thiago Monteiro perdeu intensidade e ficou sem a vaga nas semifinais do ATP 250 de Buenos Aires, ao permitir a virada com as parciais de 3/6, 6/2 e 6/3. O veterano argentino de 34 anos enfrentará neste sábado o cabeça 1 Kei Nishikori.

Com a derrota, Thiago Monteiro cairá uma posição no ranking, indo para o 85º posto, porque apenas somou os mesmos pontos que defendia da campanha no Rio Open do ano passado. Ele segue agora para o Jockey Club Brasileiro, onde tem vaga direta na chave principal e conhecerá no sorteio deste sábado seu primeiro adversário. Esta foi a terceira vez que Monteiro atingiu as quartas de um ATP, repetindo o Brasil Open e Gstaad do ano passado.

Maior nome da semana em Buenos Aires, Kei Nishikori teve uma partida bem mais fácil do que na estreia e superou o português João Sousa, por 6/1 e 6/4. O japonês corre atrás de seu primeiro título em 12 meses, já que o mais recente veio em Memphis, na mesma época de 2016. Desde então, ele perdeu cinco finais, etnre eles Miami, Barcelona e Toronto, além de Brisbane de semanas atrás.

Monteiro trabalhou muito bem com o primeiro saque no set inicial, com acerto de 75%. Melhor ainda, colocou sempre pressão sobre o argentino, procurando o ataque ao backhand para receber uma bola mais curta que oferecesse winners com seu afiado forehand. A quebra veio logo no quarto game e o cearense soube adminitrar muito bem.

O veterano argentino no entanto melhorou no segundo set. Além de trabalhar melhor com o primeiro saque – fez mais cinco aces -, também variou as trocas e usou curtinhas para tirar Monteiro da base. Ainda assim, Thiago teve um break-point muito bem salvado por Berlocq no quinto game e em seguida perdeu seu serviço com erros. Berlocq se animou e levou a torcida junto.

O ex-37º do ranking manteve a ideia de variar mais o ritmo das jogadas e voltou a usar muitas deixadas para desestabilizar Monteiro. Obteve quebra no quarto game e abriu 4/1. O cearense ainda reagiu, diminuiu para 4/3, mas novamente não sustentou o serviço, o que foi fatal.

Fonte: Tênis Brasil

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Tênis