Siga o OTD

Tênis

João Fonseca derruba cabeça de chave na estreia em Nottingham

João Fonseca derrota bósnio ex-top-30 do mundo, e avança à segunda rodada do Challenger de Nottingham

Na imagem, João Fonseca comemorando a vitória sofrida no Challenger de Nottingham
(Foto: Oman Reajido/ AAT)

João Fonseca conquistou, nesta quarta-feira (12), sua segunda vitória da carreira jogando na grama. Após ter a partida adiada por conta da falta de luz natural, o brasileiro derrotou o bósnio Damir Dzumhur por 2 sets a 0 (6/1 e 7/5) e avançou à segunda rodada do Challenger de Nottingham, na Inglaterra. O adversário era o sexto atleta mais bem ranqueado do torneio.

O duelo entre Fonseca e Dzumhur começou na terça-feira, com apenas três games disputados (todos eles vencidos por Fonseca), mas teve de ser interrompida por conta da falta de luz natural. Os tenistas voltaram à quadra na manhã desta quarta e Fonseca manteve o bom momento. Com saques precisos, obteve uma nova quebra e conseguiu fechar o set em 6/1.

Já a segunda parcial foi repleta de breaks. Os cinco primeiros games tiveram quebras, com três para o brasileiro e duas para o bósnio. João confirmou seu serviço na sequência e chegou a ter 4/2, mas sofreu uma quebra mais uma vez e viu o adversário empatar o duelo. Eles assim permaneceram até o 11º game, quando o brasileiro voltou a saltar a frente e depois fechou a parcial em 7/5.

Próximo compromisso

João Fonseca é o atual 224º colocado do ranking mundial, enquanto Damir Dzumhur aparece em 128º lugar na classificação, sendo um dos cabeças de chave do Challenger de Nottingham. O próximo adversário do brasileiro no torneio será o britânico Billy Harris (201º), que entrou na competição como alternate. Ele bateu o honconguês Chak Lam Coleman Wong (181º) por 6/3 e 6/4. João deve voltar à quadra nesta quinta-feira (13).

Esta é a segunda participação de João Fonseca em um torneio disputado na grama. O primeiro foi na última semana, quando caiu na segunda rodada do Challenger de Surbiton. Com a ida para as oitavas de final em Nottingham, ele ganhou oito pontos no ranking. Assim, está subindo para o 216º lugar de forma momentânea. O atleta de 17 anos pode subir mais dez colocações caso vá para as quartas de final.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis