Siga o OTD

Tênis

Thiago Monteiro vence Monfils em Roma e volta ao top-100 da ATP

Thiago Monteiro domina Gael Monfils, vai à segunda rodada do Masters de Roma e volta a ser top-100 do mundo

Thiago Monteiro comemora vitória sobre Gael Monfils no Masters 1000 de Roma
(Foto: Divulgação/Mutua Madrid Open)

O brasileiro Thiago Monteiro está momentaneamente de volta ao top-100 do ranking mundial de tênis masculino. Depois de furar o qualifying, ele venceu o francês Gael Monfils (38º), por 2 sets a 0 (6/2 e 7/5), na manhã desta quarta-feira (08), e avançou à segunda rodada do Masters 1000 de Roma, na Itália. Com isso, ganhou 12 posições na classificação e aparece em 94º lugar de forma provisória.

Jogando como um azarão contra um atleta que já foi top-10 do mundo, Thiago Monteiro teve mais uma grande atuação. Ele dominou os pontos do primeiro set e conseguiu duas quebras para vencer por 6/2. Monfils melhorou na segunda parcial e equilibrou as trocas de bola. No entanto, o brasileiro seguiu bem e obteve um break no 11º game para fechar em 7/5, em 1h26min de partida.

O próximo adversário de Monteiro será o australiano Jordan Thompson (35º). Esta é a segunda vez consecutiva que o brasileiro supera a estreia de um Masters 1000. Assim como aconteceu em Roma, ele furou o qualifying em Madri, há 15 dias, e venceu dois jogos na chave principal– com direito a um triunfo diante do grego Stefanos Tsitsipas, oitavo colocado do ranking mundial.

Thiago iniciou a semana na 106ª colocação do ranking mundial. Com a campanha em Roma, ele já somou 20 pontos e está indo para a 94ª colocação de forma momentânea, com 615 pontos. Caso a posição se confirme, será a primeira vez depois de dez meses que o cearense de 29 anos aparece entre os cem melhores tenistas do mundo. Seu melhor ranking é o 61º posto, de outubro de 2022.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis