Siga o OTD

Tênis

Thiago Monteiro abre segunda rodada do Rio Open

Thiago Monteiro cai no Australian Open

Atual número um do Brasil no tênis, Thiago Monteiro encara, na Quadra Central, o uruguaio Pablo Cuevas nesta terça-feira pelo Rio Open.

O brasileiro Thiago Monteiro será o responsável por abrir a segunda rodada do Rio Open nesta terça-feira. Contra o   uruguaio Pablo Cuevas, campeão da competição em 2016, às 16h, o tenista convidado entrará em ação na Quadra Central do Jockey Clube carioca.

Thiago, que reassumiu a posição de número 1 do Brasil nesta semana, recebeu convite da organização para entrar na chave principal. Atual 104º do ranking, Monteiro fez sua primeira semifinal de um torneio nível ATP em Quito, no início do mês. No ano passado, alcançou as quartas de final do Rio Open. O retrospecto contra Cuevas não é favorável. Foram três encontros e três vitórias do uruguaio, atual 33º do mundo, incluindo aqui no Rio Open, há dois anos.

Além do tenista local, o dia marcará a estreia do atual detentor do título da competição, o austríaco Dominic Thiem. O número 6 do mundo, vencedor em Buenos Aires no último domingo, enfrentará o sérvio Dusan Lajovic, às 19h, na Quadra Central.

Dono de nove títulos na carreira, o austríaco de 24 anos chega otimista no Rio. “Não me sinto pressionado, embora tenha pontos a defender pelo título do ano passado. Venci em Buenos Aires, estou confiante, e nada melhor do que chegar aqui depois de conquistar um título”, disse Thiem, que, pela tarde, visitou o Parque Lage, um dos cartões postais da cidade.

Thiem já enfrentou e venceu Lajovic em três oportunidades, a última justamente no Rio Open do ano passado, em sua trajetória para o título. O sérvio ocupa a 84ª posição no ranking, disputou as quatro edições anteriores do Rio Open, chegando às oitavas no ano passado e em 2014. “Conheço muito bem o Dusan, já jogamos algumas vezes. Cada um sabe bem como o outro joga”, disse o jogador, feliz por voltar às quadras do Jockey. “Gosto de vir aqui, joguei bem nos últimos dois anos (semifinalista em 2016), meu jogo encaixa com as condições do torneio, e não me importo com o calor. A energia daqui também é incrível”.

A rodada também verá a estreia do francês Gael Monfils no simples contra o argentino Horacio Zeballos, às 19h, também na central. Muito aguardado pelo público desde a primeira edição do Rio Open, Monfils analisou o atual momento de seu adversário, que vem embalado pelo título de duplas em Buenos Aires. “Ele é um grande jogador, muito sólido no saibro, e acaba de conquistar um título. Não será fácil”, disse o carismático francês, admirado pelos fãs de tênis por suas jogadas performáticas. Será o primeiro confronto entre os dois no circuito. Zeballos ocupa a 68ª posição no ranking, e tem um título na carreira.

Ex-número 6 do ranking mundial, Monfils  conquistou sete títulos como profissional, e começou bem a temporada 2018. Foi campeão em Doha, e semifinalista em Buenos Aires. Atual 39º na classificação, o tenista de 31 anos tem no currículo as semifinais no US Open 2016 e em Roland Garros 2008. Nesta segunda, ele aproveitou a manhã para visitar o Cristo Redentor.

Mais em Tênis