Siga o OTD

Tênis

João Fonseca vai à semi nas duplas, mas cai em simples em Wimbledon

No torneio juvenil, brasileiro e boliviano Juan Carlos Prado Ángelo superaram inglês e polonês. Na simples, porém, Fonseca perde para promessa local

João Fonseca em ação no Grand Slam de Wimbledon
(Foto: Divulgação)

O brasileiro João Fonseca está na semifinal de duplas do torneio juvenil de Wimbledon. Ele forma a parceria cabeça de chave número 2 da competição, ao lado do boliviano Juan Carlos Prado Ángelo. A parceria fez 6/3 e 6/4 no britânico Henry Searle e no polonês Tomasz Berkieta nas quartas de final, nesta quinta-feira (13). Na simples, porém, Fonseca caiu por 7/6 (3) e 6/3 para o mesmo Henry Searle no Grand Slam britânico.

Na disputa por uma vaga na grande decisão, o brasileiro e o boliviano enfrentam o tcheco Jakub Filip e o italiano Gabriele Vulpitta. Do outro lado, estão Darwin Blanch e Roy Horovitz, dupla representando os Estados Unidos que enfrenta a parceria do sérvio Branko Djuric com o francês Arthur Gea.

Queda nas simples

Na simples, João Fonseca encerrou sua melhor campanha em simples no Grand Slam britânico. Cabeça de chave número 8 do torneio individual, ele vinha embalado no torneio, com três vitórias por sets diretos, mas não conseguiu frear o poderio de Searle nesta quinta. Empurrado pela torcida local, o britânico faz uma grande campanha em Wimbledon e já havia sido o responsável por derrotar o cabeça de chave número 1 do torneio – o próprio Juan Carlos Ángelo -, ainda na primeira rodada.

Henry Searle, adversário que bateu João Fonseca em Wimbledon
Henry Searle, britânico de 17 anos (Foto: Divulgação/ITF)

O jogo entre Fonseca e Searle teve equilíbrio no primeiro set. Sem nenhum dos dois tenistas conseguindo abrir vantagem, a parcial assim teve que ser decidida no tie-break, onde o britânico foi superior e venceu por 7-3. O equilíbrio permaneceu no segundo set, com confirmações de serviço dos dois atletas. No fim, Searle conseguiu uma quebra no oitavo game, saltou a frente, e venceu por 6/3.

Melhor campanha em Wimbledon

Esta foi a segunda vez que João participou da chave principal do torneio juvenil de Wimbledon. A primeira foi em 2022, quando venceu um jogo e caiu na segunda rodada, diante do estadunidense Sebastian Gorzny. Portanto, a campanha de quartas de final foi o seu melhor desempenho na grama sagrada britânica.

Se considerarmos todos os Grand Slam, João igualou sua melhor campanha na disputa individual de um Major. Antes de Wimbledon, o tenista também havia parado nas quartas de final no Australian Open e em Roland Garros deste ano. Além disso, ele foi vice-campeão de duplas do Australian Open deste ano, ao lado do belga Alexander Blockx. Natural do Rio de Janeiro, João Fonseca tem 16 anos de idade.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis