Siga o OTD

Tênis

Bia Haddad perde para Ostapenko outra vez em Miami

Bia Haddad Maia sofre virada no terceiro set e perde para Jelena Ostapenko no Masters de Miami

Australian Open - Bia Haddad Maia Jelena Ostapenko no Masters de Miami
(Foto: Jimmie 48)

Bia Haddad Maia voltou a perder para a letã Jelena Ostapenko neste sábado (25) e deu adeus ao WTA 1000 de Miami, nos Estados Unidos. O placar do jogo foi 2 sets a 1 para a europeia, em parciais de 6/2, 4/6 e 6/3. A tenista brasileira chegou a ter 3/1 de vantagem no último set, mas foi dominada pela adversária na reta final e tomou a virada. Foi a quarta vitória seguida de Ostapenko sobre Bia no circuito.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Atualmente na 14ª colocação do ranking mundial, Bia Haddad era uma das cabeças de chave do torneio, assim como Ostapenko, número 22 do mundo. As duas vinham de estreias duras na estreia, em que encontraram adversárias resistentes. O embate deste sábado foi o quarto das tenistas. Nos três anteriores, a letã havia levado a vitória.
+ Caio Bonfim leva a prata nos 35km em prova de marcha atlética na Eslováquia
+ Sania Lima e Juliana Vieira vão às quartas do Aberto da Polônia de badminton
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A brasileira estava disposta a quebrar essa marca, mas se viu atrás no primeiro set após uma grande atuação de Ostapenko. Sem se entregar, Bia teve um ótimo início de segunda parcial e conseguiu duas quebras. Ela sofreu um susto no fim, após ter 5/2 e ver a letã chegar a um 5/4 com break point, mas conseguiu fechar a parcial. Já no terceiro set, Bia abriu 3/1, mas Ostapenko cresceu e dominou a brasileira, vencendo os cinco games seguintes com ampla vantagem, cedendo apenas três pontos.

Sequência

Com a classificação para as oitavas de final, a letã enfrentará a norte-americana Claire Liu ou a italiana Martina Trevisan. Já Bia, mesmo perdendo em simples, segue na disputa de duplas no WTA 1000 de Miami, onde tem como parceira a mexicana Giuliana Olmos.

Como foi o jogo

Ostapenko enquanto atua no WTA 1000 de Miami
Jelena Ostapenko em ação (Foto: Jimmie48)

Após confirmações iniciais, Bia teve a chance de quebrar o serviço de Ostapenko já no terceiro game. A brasileira teve dois break points, além de ter conseguido sete igualdades, mas desperdiçou. Logo em seguida, foi a letã quem saltou a frente com um break em 3/1. A partir desse momento, houve Ostapenko passou a dominar o jogo e foi praticamente perfeita na reta final da parcial. Ela conseguiu uma nova quebra no oitavo game e saiu vencedora em 6/2.

O segundo set começou com uma tônica semalhante à do primeiro. Logo no game inicial, Bia teve três chances de quebra, mas Ostapenko salvou e confirmou o serviço. Após também pontuar em seu saque na sequência, a brasileira enfim conseguiu um break no terceiro game. Contando com muitos erros da letã, a brasileira cresceu na partida e aplicou uma nova quebra no quinto game – depois de ter desperdiçado três break points.

Além dos erros não forçados, Ostapenko também contribuiu com muitas duplas faltas no segundo set. Foram seis somente nesta parcial. Após abrir 4/1, Bia teve falhas no sexto game e a letã devolveu uma das quebras. No entanto, a brasileira mais uma vez se sobressaiu na sequência e chegou a 5/2. Com duas quebras a frente e saque a seu favor, tudo se encaminhava para uma vitória tranquila da brasileira no set.

Final nervoso

Entretanto, o cenário tornou-se complicado quando Ostapenko quebrou o serviço da brasileira e confirmou o game em seguida. O placar ficou 5/4, com saque de Bia. Em um décimo game nervoso, a letã chgou a ter um break point, mas a brasileira salvou, passou a frente e fechou a parcial em 6/4, forçando um terceiro set. No intervalo entre a segunda e a terceira parcial, houve uma pausa de dez minutos por conta do calor em Miami e Ostapenko foi para os vestiários.

A princípio, pouco adiantou. Bia teve um ótimo início de set e saltou a frente do placar com uma quebra logo no primeiro game. Ela abriu 2/0 e ainda impôs muito resistência no terceiro game, com Ostapenko confirmando seu serviço somente após quatro igualdades. A brasileira teve problemas com seu saque no sexto game. Ostapenko fez ótimas devoluções e devolveu a quebra, empatando em 3/3.

A partir daí, a letã cresceu cada vez mais no jogo e dominou a reta final, mesmo com torcida verde-amarela em Miami. Ela confirmou seu serviço de zero e saltou a frente em 4/3. Depois, quebrou a brasileira com um 15/40 e fechou o jogo com um novo 40/15.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis