Siga o OTD

Tênis

Bruno Soares se despede das quadras em jogo festivo

Jogando ao lado de Bob Bryan e Marcelo Melo, Bruno Soares se despede das quadras em partida festiva no Mineirinho

Bruno Soares despedida Mineirinho
Bruno Soares jogou ao lado de amigos em sua despedida (Foto: Arquivo)

Um dos maiores nomes do esporte brasileiro, o tenista Bruno Soares se despediu oficialmente das quadras neste sábado (26), em um jogo festivo realizado no Ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte-MG. O mineiro de 40 anos disputou uma partida de duplas ao lado do norte-americano Bob Bryan contra os compatriotas Marcelo Melo e Rafael Matos. Realizado em set único, o duelo ficou empatado em 6/6. No tie-break, Soares se juntou a Melo e os dois venceram por 7-4.

+ Ingrid Martins e Luisa Stefani conquistam o título do WTA de Montevidéu

Bruno Soares homenagem
Bruno Soares recebeu homenagens em sua despedida (Foto: Washington Alves/DGW)

O evento foi marcado por uma série de homenagens a Bruno Soares. No início, um compilado de vídeos de familiares e amigos do agora ex-tenista, com mensagens carinhosas e felicitações, foram mostradas no telão do ginásio. Ao fim, os jogadores discursaram e Melo, que é natural de Belo Horizonte assim como Soares se mostrou visivelmente emocionado. Bruno e Marcelo iniciaram juntos nas categorias de base e chegaram a disputar torneios do circuito juntos, além de Copa Davis e Olimpíadas.

“Comecei a jogar tênis com cinco anos e, desde pequeno, me apaixonei por esse esporte. Trinta e cinco anos depois, continuo apaixonado. Tive o privilégio de viver tudo o que sonhei para a minha carreira profissional. Conquistei muito mais do que eu imaginei”, disse Bruno ao final da partida. “Acho que nunca joguei uma partida de tênis com tanto amigo e familiar presente. Essa exibição ter caído no Mineirinho, aqui em Belo Horizonte, no ano em que eu me aposentei, não poderia ter sido presente melhor”.

O jogo

Realizada em set único, a partida contou com duas quebras. No oitavo game, Soares e Bryan saltaram a frente do placar e chegou a sacar em 5/3 para fechar o jogo, mas Matos/Melo devolveu a quebra. As duas parcerias confirmaram os serviços seguintes e o duelo foi encaminhado para o tie-break. Para a disputa decisiva, Soares decidiu trocar de parceiro e disputou os últimos pontos de sua vida ao lado de seu conterrâneo. A entrosada dupla conseguiu a vitória por 7-4.

Bruno Soares despedida Mineirinho
Marcelo Melo e Rafa Matos na despedida de Soares (Foto: Washington Alves/DGW)

Assim como Bruno Soares, seu parceiro na maior parte do jogo de despedida Bob Bryan é hoje um ex-tenista. Ao lado do irmão Mike, o norte-americano é uma lenda do tênis, tendo conquistado 119 títulos na carreira, sendo 16 de Grand Slams nas duplas e cinco no ATP Finals. A parceria ainda faturou duas medalhas olímpicas, sendo um ouro em Londres-2012. Bruno o enfrentou diversas vezes no circuito ao longo da carreira.

A partida que marcou a despedida de Soares também marcou a reabertura do Mineirinho após três anos fechado para eventos esportivos – o último havia sido em abril de 2019, na final da Superliga entre MInas e Praia Clube. A despedida foi uma preliminar do duelo entre o espanhol Rafael Nadal e o norueguês Casper Ruud, que também se enfrentaram na capital mineira em uma exibição.

A carreira

Nascido em BH, Bruno iniciou sua carreira profissional em 2001 e anunciou sua aposentadoria em setembro deste ano, aos 40 anos de idade. Ele escolheu a cidade-natal para fazer sua despedida oficial das quadras, após ser desafiado pelo também mineiro Marcelo Melo para um amistoso. Eles aproveitaram-se da excursão feita por Nadal e Ruud na América Latina para realizar o jogo no Mineirinho, que também marcou a reabertura do ginásio após mais de três anos sem receber um evento esportivo.

Mineirinho jogo de exibição
Mineirinho recebeu bom público para a noite de tênis (Foto: Washington Alves/DGW)

Um dos maiores nomes da história do tênis brasileiro, Bruno Soares teve uma carreira vitoriosa. Ele faturou seis títulos de Grand Slams, sendo três nas duplas masculinas (Australian Open-2016, US Open-2016 e US Open-2020) e três nas duplas mistas (US Open-2012, US Open-2014 e Australian Open-2016). O mineiro ainda faturou quatro títulos de Masters 1000. Ao todo, teve 35 troféus do Circuito Mundial.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Pelo Brasil, disputou duas Olimpíadas, em Londres-2012 e na Rio-2016. Em ambas as edições, chegou nas quartas de final nas duplas masculinas, tendo como parceiro Marcelo Melo. Bruno também se classificou para os Jogos de Tóquio-2020, mas acabou não competindo no evento por conta de uma apendicite. Marcelo Demoliner o substituiu na ocasião.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis