Siga o OTD

Tênis

Bia Haddad vence outra e já está na semifinal em Saint Malo

Brasileira passou pela estadunidense Claire Liu e agora enfrenta a belga Maryna Zanevska para voltar a uma final de WTA na simples após cinco anos

(facebook/BiaHaddadMaia/arquivo)

A brasileira Bia Haddad segue firme em busca do primeiro título de simples na carreira dentro do circuito internacional de tênis da WTA. Ela venceu a estadunidense Claire Liu por 2 a 1 nesta sexta-feira (6), com parciais de 7/5, 3/6 e 6/2, e se classificou para a semifinal do 125 de Saint Malo, na França. A próxima rival será a belga Maryna Zanevska e, se vencer, a paulistana volta a uma final de torneio WTA após cinco anos.

Atual número 65 do mundo, Bia Haddad venceu o primeiro set contra Claire Liu, a 86ª, após quebrar o saque da rival no 11º game. Ela já tinha tido uma chance no terceiro, e precisou salvar dois break points no segundo game e outros três no oitavo. Com isso, entrou com o saque para fechar a série no 12º game e não deu chances para a rival matando o primeiro de um triplo set point. Na segunda parcial, a brasileira conseguiu uma nova quebra em um disputado primeiro game, mas tomou o troco no quarto e perdeu o serviço novamente no oitavo. Assim, no nono game, quem entrou servindo para o set foi a estadunidense e ela também matou o primeiro de um triplo set point.

Domínio no desempate

Bia Haddad não se abalou com o empate e se manteve firme no jogo no início da terceira e decisiva parcial. No quarto game, a brasileira foi para cima na devolução, pressionou bastante o saque de Claire Liu e conseguiu um triplo break point. Venceu o último deles e fez 3 a 1. No quinto game ela precisou salvar um break para manter a vantagem e, no oitavo, voltou a atacar na devolução conseguindo mais uma quebra para fazer 6 a 2 e vencer a partida.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Semifinal

As disputas por uma vaga na decisão em Saint Malo terá atletas de nível semelhante. Maryna Zanevska é a número 70 do ranking mundial de tênis feminino e, assim como Bia Haddad, não tem nenhuma taça de WTA neste ano. Por outro lado, a belga, que nasceu na Ucrânia, já venceu um título na carreira, em Gdynia, na Polônia, ano passado. Foi a única final dela até agora. A brasileira também já esteve em uma decisão, em Seul, Coreia do Sul, em 2017. Agora na França, a outra semifinal terá a número 100 do ranking Bernarda Pera, dos Estados Unidos, e a russa Anna Blinkova, a 88ª melhor do tênis mundial.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis