Siga o OTD

Tênis

Marcelo Melo disputará três torneios na China; Um com Zverev

Apesar de parceria fixa com Kubot, brasileiro disputará um torneio com o “amigo” Zverev.

Após o confronto diante do Japão, defendendo o Brasil na Copa Davis, o mineiro Marcelo Melo permanecerá na Ásia para uma sequência de três torneios na China, em quadra rápida: Shenzhen Open (ATP 250), China Open (ATP 500) e Shanghai Rolex Masters (Masters 1000). As competições têm início na segunda-feira (25).

Melo disputará dois dos três torneios com seu parceiro, o polonês Lukasz Kubot: o ATP 500 em Beijing – de 2 a 8 de outubro – e o Masters 1000 em Xangai – de 9 a 15 de outubro. Antes, a partir do dia 25 deste mês, ele jogará em Shenzhen formando dupla com seu amigo, o alemão Alexander Zverev, 20 anos, atual número quatro do mundo no ranking de simples da ATP.

A explicação

“São poucas as oportunidades de jogar com parceiros diferentes, já que tenho uma parceria fixa com o Kubot. Então, agora, surgiu esta chance com o Zverev e decidimos disputar, juntos, o torneio em Shenzhen. Tenho certeza que será bem legal essa experiência, poder estar lá com um grande amigo como ele. Aí, na sequência, volto a me reunir com Kubot em Beijing e Xangai”, afirma Marcelo. Curioso é que ele já enfrentou o amigo Zverev, nas duplas. Foi na final do torneio de Halle, antes de Wimbledon, quando o brasileiro jogou com Kubot e o russo jogou com seu irmão Misha. Melhor para a dupla de Melo, que venceu por parciais de 5/7, 6/3 e 10/8.

Melo e Zverev são amigos e até já jogaram golfe juntos. Foto: Divulgação.

No ranking mundial individual de duplas, Melo é o atual número três do mundo. Kubot aparece em quarto. Juntos eles lideram o ATP Doubles Team Race to London, já classificados para o ATP Finals, que reúne as oito melhores parcerias do ano, em novembro, em Londres, na Inglaterra.

Na Davis, em confronto que terminou na madrugada desta segunda-feira (18), em Osaka, no Japão, a dupla formada por Marcelo e Bruno Soares conquistou o único ponto da equipe brasileira no confronto, que terminou com a vitória dos japoneses por 3 a 1.

Na temporada

Cinco títulos e 40 vitórias – O mineiro Marcelo Melo, 33 anos, e o polonês Lukasz Kubot, 35 anos, estão jogando juntos desde o início da temporada. Antes, formaram parceria em torneios como o ATP de Viena, onde foram campeões em 2015 e 2016. Em 2017, a dupla Melo e Kubot venceu 40 jogos, com apenas 13 derrotas. Entre essas vitórias está a 400ª da carreira do brasileiro, obtida na estreia em Roland Garros.

Das 27 conquistas de Marcelo na carreira, recordista brasileiro em títulos, cinco foram nesta temporada. O primeiro em torneios ATP foi em 2007, no Estoril, em Portugal. Agora, tem dois Grand Slam – Roland Garros 2015 e Wimbledon 2017 -, além de um vice em Londres (2013) e duas semifinais no US Open. Marcelo também lidera no número de títulos em Masters 1000. Em Madri chegou ao sétimo, depois de ganhar Shangai (2013 e 2015), Paris (2015), Toronto (2016), Cincinnati (2016) e Miami (2017).

Este ano, Melo e Kubot comemoraram os títulos de dois Masters 1000 – Miami (Quadra Rápida) e Madri (Saibro) –, o ATP 250 de ‘s’Hertogenbosch, na Holanda (Grama), o ATP 500 de Halle, na Alemanha (Grama), e na grama de Wimbledon, em Londres, na Inglaterra.  Foram, assim, campeões em três diferentes pisos.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Tênis