Siga o OTD

Tênis

Fed Cup ganha novo nome e vai se chamar Billie Jean King Cup

Torneio mundial de nações homenageia uma das maiores lendas do tênis no ano em que iguala o prêmio da competição para homens e mulheres

Billie Jean King Cup - Billie Jean King - Fed Cup
Billie Jean King foi uma das melhores tenistas de todos os tempos (Instagram/billiejeanking)

A ITF (Federação Internacional de Tênis) anunciou nesta quinta-feira (17) que a Fed Cup, torneio mundial de tênis feminino, foi renomeada e passará a ser chamada de Billie Jean King Cup, em homenagem a lendária atleta.

É a primeira vez que uma grande competição global por equipes recebe o nome de uma mulher. Além disso, a partir de 2021, a Billie Jean King Cup Finals concederá o maior prêmio anual em esportes coletivos femininos, o equivalente ao oferecido aos homens que jogam as finais da Copa Davis.

+Bruno Soares e Luisa Stefani avançam para as quartas em Roma

“Uma campeã na quadra e uma pioneira fora dela. Billie Jean King é uma ativista global pela igualdade que dedicou sua vida ao combate à discriminação em todas as suas formas. Os valores que ela representa sintetizam o espírito de um torneio que evoluiu para se tornar a maior competição internacional de equipes anual no esporte feminino”, destacou a ITF em nota.

Billie Jean King
Billie Jean com os troféus do tricampeonato de Wimbledon em 1967 (Instagram/billiejeanking)

“Nada como a sensação de representar o seu país e fazer parte de uma equipe. Por isso esta competição é tão especial e importante para mim. É uma honra ter a copa do mundo de tênis feminino com meu nome e uma responsabilidade que não vou assumir levianamente. Nosso trabalho é compartilhar essa visão com as futuras gerações de meninas, porque se você pode ver, você pode ser”, celebrou Billie Jean King.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

A renomeação também segue a introdução de um novo formato da fase final da ex-Fed Cup. Agora, as 12 melhores nações se reunirão durante uma semana em Budapeste para competir pelo título mundial.

Mais em Tênis