Siga o OTD

Tênis

Floripa será o palco do duelo contra a Alemanha na Fed Cup

Duelo contra a equipe europeia, válido pelos Qualifiers da competição, será entre 7 e 8 de fevereiro de 2020 no Costão do Santinho

Costão do Santinho, em Florianópolis, recebe Brasil e Alemanha pela Fed Cup de tênis feminino coronavírus
(Cristiano Andujar/CBT)

O Brasil definiu o palco onde irá enfrentar a Alemanha nos Qualifiers da Fed Cup em 2020. Nos dias 7 e 8 de fevereiro, a equipe vai duelar com as europeias no saibro do Costão do Santinho, em Florianópolis, local com tradição e com boas lembranças para o tênis feminino nacional.

O local foi definido pela Confederação Brasileira de Tênis atendendo às condições estabelecidas pela comissão técnica liderada pela capitã Roberta Burzagli, que está à frente da equipe na Fed Cup desde o fim de 2018. A treinadora definiu como características ideais para este duelo quadra de saibro, em nível do mar e a céu aberto.

“Na minha avaliação, Florianópolis foi uma ótima escolha. Além de atender às condições que pedimos, é uma cidade que pode atrair bastante público e contamos com isso para este importante duelo. Chegaremos alguns dias antes do confronto para nos prepararmos da melhor forma, em um local que tem toda a estrutura para isso. Estamos muito felizes com essa escolha”, destaca Roberta Burzagli.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Santinho da sorte

O Costão do Santinho já foi palco de uma grande conquista do tênis feminino nacional. Em 2015, Teliana Pereira venceu o WTA de Florianópolis na Arena Guga Kuerten, quadra central do complexo no resort. O troféu da pernambucana encerrou o jejum de 28 anos sem títulos de uma brasileira em WTAs disputados no país. O local também já recebeu a Fed Cup em 2000, quando o Brasil sediou o Zonal Americano da competição.

O Brasil não sedia um confronto da Fed Cup desde 2014, quando duelou com a Suíça pelo Playoff em Catanduva (SP). Depois disso, todas as exibições da equipe nacional aconteceram fora de casa. Devido à boa campanha realizada pelo Time Brasil, que tem como ponto alto a conquista do Zonal Americano I na Colômbia, em fevereiro, o país ganhou uma das vagas nos Qualifiers para encarar a Alemanha.

Quem vencer o duelo entre Brasil e Alemanha avança para o Budapest Finals, que reunirá as melhores equipes do planeta em abril de 2020 na Hungria. O derrotado vai para os Playoffs, em que enfrenta com um dos oito vencedores dos Grupos Regionais da Fed Cup.

“Trabalhamos para atender as condições solicitadas pela comissão técnica. Isso fez com que algumas opções surgissem para nós, mas a única que se concretizou foi Florianópolis, no Costão do Santinho, que já foi palco de grandes eventos, como o título do WTA da Teliana Pereira em 2015. Isso faz com que a gente relembre do quanto o Costão é inspirador para o Brasil e para as nossas atletas, podendo nos trazer uma grande alegria em fevereiro. Estamos muito felizes de realizar este evento na cidade que é sede da CBT, onde poderemos oferecer as melhores condições para que nossas jogadores tenham a melhor performance possível”, destaca Rafael Westrupp, presidente da CBT.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis