Siga o OTD

Tênis

Felipe Meligeni e Pedro Boscardin treinam junto com time da Davis

Felipe Meligeni Alves e Pedro Boscardin trabalham junto com o grupo que se prepara para o confronto em Criciúma (SC)

Felipe Meligeni Alves - Tênis -
(Nelson Toledo/Fotojump/arquivo)

Brasil e Barbados se enfrentam nesta sexta-feira (13) e sábado (14) em Criciúma (SC), em confronto válido pelo Zonal Americano I da Copa Davis. O duelo, além de representar a chance de o Brasil voltar a brigar por um lugar no Grupo Mundial, também serve para o país investir nas futuras gerações da modalidade. Nesta edição, os jovens Felipe Meligeni Alves, de 21 anos, e Pedro Boscardin, de 16 anos, integram o grupo e participam dos treinamentos com os jogadores mais experientes.

A iniciativa faz parte do programa da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) de desenvolvimento do alto rendimento da base e de transição. Assim como nas edições anteriores, atletas promissores são incluídos no grupo para vivenciarem de perto o ambiente de uma competição profissional por equipes e para que possam adquirir mais conhecimentos e se desenvolverem ainda mais no esporte. O time principal e que está apto para este confronto da Copa Davis é composto por Thiago Monteiro, João Menezes, Thiago Wild, Marcelo Melo e Bruno Soares.

“Esse é um fator muito benéfico tanto para os atletas que estão chegando, que são acolhidos neste ambiente, quanto para os mais experientes, que podem transmitir os seus conhecimentos para a nova geração. Esperamos que, no futuro, eles possam também estar ocupando os seus espaços como profissionais. O objetivo é que esses jovens sejam integrados e possam entender as rotinas, observarem como os profissionais lidam com a Davis. Isso é muito importante e estar aqui também é um reconhecimento pelo que eles estão fazendo ao longo do ano”, destaca Eduardo Frick, gerente de esportes e eventos da CBT.

O paulista Felipe Meligeni Alves treina em Barcelona com o apoio da CBT. Desde que adotou a cidade europeia como base de treinamentos, ele evoluiu no ranking, desenvolveu o seu jogo e passou a colher resultados ainda melhores. Neste ano, ele foi campeão de simples de três torneios M15 da ITF.

“Para mim, é muito importante estar aqui com este grupo. É a primeira vez que venho na Davis, então agradeço o apoio de todo mundo que me ajudou a estar aqui. Neste momento de transição, que é um momento difícil da carreira, é mais importante ainda, então vou dar o máximo porque são poucas oportunidades assim. Só tenho a agradecer também o apoio que a CBT dá para a gente, apoio financeiro e mental. Aprendi muito nesse período e estou aprendendo bastante, amadurecendo dentro e fora de quadra”, afirma o atleta.

O jovem catarinense Pedro Boscardin, que é de Joinville, tem a segunda oportunidade para integrar os treinamentos duante a Copa Davis. Ele também treinou com a equipe em Uberlândia, em fevereiro, para o confronto contra a Bélgica. “Sempre é uma ocasião especial, uma semana especial no ano. Acho que o fator mais importante de estar aqui é poder observar como os atletas são fora de quadra, o que fazem, o que é preciso fazer para chegar nesse nível deles também, tudo nos mínimos detalhes”, explica o jogador.

Para se adaptarem ao grupo e ajudarem nos treinamentos, as promessas do tênis brasileiro contam com o suporte da comissão técnica. Auxiliar técnico de Jaime Oncins, Marcos Daniel viveu a mesma experiência de um dia ter sido “garoto” no grupo de veteranos, e sabe bem da importância deste momento.

“É muito bom fazer parte do grupo da Copa Davis. Quanto mais próximo se está dos profissionais é melhor, e hoje em dia os atletas estão muito mais próximos do que na minha época. Eles nos ajudam bastante nos treinamentos, e também aprendem bastante com essa experiência dos outros atletas, e isso vai ser o diferencial para a carreira deles”, frisa o auxiliar.

Nesta segunda-feira, o Brasil treinou nos períodos da manhã e da tarde na Sociedade Recreativa Mampituba, assim como a equipe de Barbados. Na terça-feira, os treinamentos estão previstos para os mesmos períodos.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis