Siga o OTD

Tênis

Bruno Soares e Murray vencem em Madri; Demoliner também

Bruno Soares e Jamie Murray amassaram adversários nas duplas do Masters de Madri. Marcelo Demoliner e russo também avançaram

Bruno Soares e Jamie Murray (arquivo)

Bruno Soares e Jamie Murray começaram mostrando força no torneio de duplas do Masters 1000 de Madri. Eles passaram por Radu Albot, da Moldávia, e o georgiano Nikoloz Basilashivili por 2 a 0 nesta terça (7), em menos de uma hora, com direito a um pneu no primeiro set. O segundo foi 6/4.

O outro brasileiro na chave de duplas, Marcelo Demoliner, também venceu. Jogando com o russo Daniil Medvedev, venceu por 2 sets a 0 o holndês Matwe Middelkoop e o sérvio Dusan Lajovic.

Bruno Soares e Jamie Murray, cabeças de chave número três do torneio, precisaram de apenas 18 minutos para fazer 6 a 0 no primeiro set. Assim, em média, precisaram de parcos três minutos para vencer cada game, isso sem contar as paradas.

Nos primeiros dois games o brasileiro e o britânico perderam apenas um ponto em nove disputados. No terceiro Nikoloz Basilashvili e Radu Albot, com o serviço, conseguiram mais dois pontos. Ou seja, precisaram de três games para fazer quatro pontos, o mínimo que o jogo exige para se ganhar uma parcial de um set.

O quarto game foi o que Bruno Soares e Jamie Murray tiveram mais trabalho na primeira parcial. Com o saque, precisaram salvar dois break points para fazer 4 a 0. A seguir, voltaram a pressionar demais o serviço dos rivais, fizeram 5 a 0 e fecharam no sexto game aproveitando o segundo de um triplo set point.

Na segunda parcial do jogo, Nikoloz Basilashvili e Radu Albot de fato “estrearam” no Masters 1000 de Madri, e as duas duplas passaram a confirmar seus serviços com autoridade. A diferença foi no sétimo e no oitavo games.

No sétimo, Bruno Soares e Jamie Murray aproveitaram a primeira chance de quebra que tiveram no set e, logo a seguir, Nikoloz Basilashvili e Radu Albot não aproveitaram a única oportunidade de quebra que tiveram na parcial.

Com 5 a 4 no placar e o saque na mão, o brasileiro e o britânico tiveram novo triplo set point, que passaram a ser um triplo match point, e fecharam no segundo.

Na próxima rodada, válida pelas oitavas de final do Masters 1000 de Madri. Bruno Soares e Jamie Murray enfrentam uma dupla de respeito: Kei Nishikori, do Japão, atual sétimo melhor do ranking mundial individual, e o oitavo, Juan Martín Del Potro, da Argentina.

Marcelo Demoliner e Daniil Medvedev

Marcelo Demoliner e Medvedev também venceram com autoridade, mas sem com mais resistência. Começaram perdendo o primeiro set logo por 3 a 0, mas se recuperaram e empataram no 3 a 3. No nono game impuseram três break points contra o holandês e o sérvio e conseguiram fazer 5 a 4 antes de ter o serviço.

Com a chance de vencer a primeira parcial, não deram chances para os rivais e mataram o set no primeiro de um triplo set point.

A segunda parcial foi toda dos sacadores. Apenas no quarto e no 11º games é que o serviço foi ameaçado, um por cada dupla, mas o set acabou mesmo indo para o tie-break.

Lá, os sacadores mantiveram a hegemonia até o décimo ponto, ou 5 a 5. A partir daí a devolução começou a entrar e somente no 15 ponto jogado foi que uma das duplas, Marcelo Demoliner e Medvedev, conseguiu pontuar no saque. Foi a senha da vitória, já que valeu o match point, o primeiro e único da partida.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis