Siga o OTD

Tênis

Brasil enfrenta Paraguai por uma vaga nos playoffs da Fed Cup

Com 100% de aproveitamento, Brasil vence Grupo B do Zonal Americano e decide contra o Paraguai a vaga para o Playoff mundial da Fed Cup

Reprodução/FedCup

No terceiro dia de competições pelo Zonal Americano I da Fed Cup, disputado em Medellín, na Colômbia, o Brasil enfrentou a Argentina, nesta quinta-feira (07). Depois de vencerem o Chile por 3 a 0, e Porto Rico por 2 a 1, as brasileiras fizeram 2 sets a 1 nas argentinas e mantiveram o 100% de aproveitamento na competição.

Com três vitórias em três disputas, o Brasil ficou no primeiro lugar do Grupo B Zonal Americano I da Fed Cup. Pelo Grupo A, o Paraguai terminou como o líder e será adversário das brasileiras na disputa final. O país campeão conquista a vaga para o Playoff mundial, que será realizado em abril.

Carolina Meligeni abriu as disputas com uma vitória de 2 sets a 0 para cima de Catalina Pella. Na sequência, Bia Haddad protagonizou uma verdadeira batalha, mas saiu derrota por 2 a 1 para Victoria Bosio. Após um breve descanso, a mesma Bia voltou para fazer dupla com Luisa Stefania, e ambas derrotaram Jazmin Ortenzi e Catalina Pella pelo placar de 2 sets a 0.

Os duelos

E na primeira disputa do dia, Carolina Meligeni derrotou a argentina Catalina Pella, por 2 sets a 0, um duplo 6/4. Mas não se engane, a partida foi duríssima. Na primeira parcial, uma chuva de quebras para ambas as tenistas. Melhor para a brasileira, que conseguiu uma quebra a mais (3 a 2) e saiu na frente.

Já a segunda parcial foi mais controlada, com as tenistas sacando melhor e defendendo seus serviços. Carolina Meligeni conseguiu a primeira quebra e fez 3 a 1. Mas Pella se recuperou, devolveu a quebra e deixou tudo igual em 4 a 4. Mesmo pressionada no saque, Meligeni confirmou seu serviço e jogou toda a pressão de volta para a argentina. Pella sentiu, cometeu uma dupla falta, teve seu saque quebrado mais uma vez e viu a brasileira confirmar a vitória em 2 sets a 0.

Na sequência, mais um jogo duro, cheio de reviravoltas e tensão. Bia Haddad Maia e a argentina Victoria Bosio deixaram tudo em quadra. Uma batalha que durou duas horas e 53 minutos. Pior para a brasileira, que acabou derrotada por 2 sets 1 (6/7, 7/5 e 7/6). Bia Haddad venceu a primeira parcial no tie-break (7/3) e saiu na frente.

No segundo set, mais equilíbrio. E quando todos achavam que a parcial seria definida no tie-break, Bia Haddad errou muito no saque, cometeu uma dupla falta, foi quebrada e viu a argentina igualar o placar com um 7/5.

Na parcial decisiva, a argentina, ainda empolgada com a vitória no segundo set, começou com tudo e abriu 3 a 1. Bia, aos poucos, foi se reencontrando na partida, conseguiu quebrar o saque adversário e igualou em 5 a 5. E um jogo como esta não poderia ser decidido de outra forma: mais um tie-break.

Victoria Bosio começou melhor e abriu pequena vantagem. A brasileira reagiu, mas não a ponto de igualar o placar. Perto da vitória, a argentina sacou firme, fez 7/4 e levou a partida em 2 sets a 1.

Com uma vitória para cada lado, a partida de duplas se tornou fundamental. Após um pequeno descanso, Bia Haddad voltou para jogar ao lado de Luisa Stefani. Por sua vez, Catalina Pella se juntou à compatriota Jazmin Ortenzi. Logo de cara, as brasileiras conseguiram uma quebra, mas a alegria durou pouco, já que as argentinas devolveram em seguida.

Embaladas, Ortenzi e Pella conseguiram mais uma quebra e fizeram 5 a 3. Contudo, Haddad e Stefani não se abalaram, sacaram bem, devolveram a quebra e não perderam mais: 7 a 5.

A derrota no primeiro set abalaram as argentinas, que cederam mais uma quebra no segundo set e não se recuperaram mais (6/3). Melhor para o Brasil, que conseguiu mais uma vitória e se garantiu na grande final diante do Paraguai.

Mais em Tênis