Siga o OTD

Taekwondo

 

Netinho, Paulo e Milena dominam adversários no Aberto da Polônia



Edival Pontes, Paulo Melo e Milena Titoneli ganham o ouro no Aberto da Polônia de taekwondo. Brasil é campeão geral da competição



Netinho, Paulo Melo e Milena Titoneli campeões do Aberto da Polônia de Taekwondo
(Foto: CBTKd/Divulgação)

Um domingo espetacular para o taekwondo brasileiro no Aberto da Polônia. Foram três medalhas de ouro conquistadas pelos atletas do Brasil na competição. Edival Pontes, o Netinho, venceu um dos seus rivais da Espanha para levar a medalha de ouro nos 74kg. Já Paulo Melo fez uma campanha perfeita, sem perder um round, para faturar o título nos 58kg. Por fim, no feminino Milena Titoneli ganhou de uma campeã mundial e uma campeã olímpica para subir no topo do pódio dos 57kg.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Milena Titoneli era a cabeça de chave número 1 do Aberto da Polônia e por isso entrou direto nas quartas de final. Ela encarou a húngara Luana Márton, de apenas 19 anos, que foi campeã mundial nos 57kg em 2023. Márton liderava o primeiro round por 2-1, quando Milena conseguiu um golpe no tronco da adversária nos segundos finais para virar a parcial em 3-2. Mas o segundo round foi de domínio da húngara que abriu sete pontos de vantagem no início para vencer por 9 a 3. No round decisivo, Milena Titoneli levou a melhor e ganhou por 14-11 para avançar de fase. Em seguida, ela derrotou a chilena Claudia Gallardo na semifinal. Milena ganhou o duelo por 2 a 0 (4-2 e 5-0).

Na final, Milena Titoneli teve mais um grande desafio pela frente. Ela encarou a Matea Jelic, campeã olímpica em Tóquio-2020. A croata venceu o primeiro round por 3-0 para ficar em vantagem no combate. Mas Milena empatou a luta, ao vencer o segundo assalto por 6-3. No round final, a brasileira vencia por 4-0, quando o técnico de Jelic decidiu jogar a toalha, com a croata abandonando o combate.

Netinho vence rival espanhol

O medalhista olímpico Edival Pontes, o Netinho, iniciou sua campanha nas oitavas de final da categoria até 74kg contra Antons Griskjans da Letônia. O brasileiro teve uma vitória tranquila por 2 a 0 (12-0 e 14-2). Em seguida, Netinho encarou o croata Grga Dugac. Mais uma luta fácil para o medalhista olímpico que ganhou por 16-10 e 12-0.

Na semifinal, a luta foi contra o turco Mehmet Polat. Outra vitória por 2 a 0, dessa vez com parciais de 9-5 e 12-0. Já a decisão foi contra o espanhol Daniel Quesada. Eles fizeram a final do Mundial de 2022 na categoria, com vitória para a Espanha. Mas dessa vez deu Brasil. Netinho ganhou o combate com propriedade, com parciais de 11-0 e 18-7 para ficar com o ouro.

Paulo Melo não perde um round se quer

Paulo Melo também fez uma campanha perfeita para levar a medalha de ouro na categoria até 58kg do Aberto da Polônia. Nas oitavas, 2 a 0 (11-2 e 9-2) sobre o britânico Ibrahim Hussein. Em seguida, Paulo derrotou o saudita Meshari Alshahrani por 10-7 e 10-2.

Na semifinal, uma boa luta contra Daniel Mehlmann da Alemanha. O alemão chegou a liderar o placar no primeiro round, mas Paulo Melo venceu de virada por 6-3. Só que o brasileiro dominou o segundo round, fazendo 11-0 para assegurar a vitória. Na grande final, Paulo encarou Josip Teskera da Croácia. O brasileiro venceu o duelo por 2 a 0 (6-5 e 10-5) para ganhar a medalha dourada.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Taekwondo