Siga o OTD

Taekwondo

Talisca e Netinho fora de torneio por falta de apoio financeiro

Atletas foram convidados a disputar Grand Slam na China, mas recusaram participação por falta de condições financeiras

Divulgação

Durante esta semana acontece o Grand Slam de Taekwondo, em Wuxi, na China. A competição reunirá campeões mundiais, os melhores ranqueados, medalhistas do Open da China e atletas convidados pela comissão da WT. Somando o terceiro Grand Slam no ano que vem, os maiores pontuadores terão vaga direta para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

O Brasil terá quatro representantes na competição. Destes, três foram convidados (Milena Titoneli, Rafaela Araújo e Raphaella Galacho, melhor rankeada dentre essas atletas), além de Ícaro Miguel (até 80kg), que garantiu sua participação com o bronze conquistado no Open da China.

Edival Pontes “Netinho” (12º no ranking olímpico e 6º do mundo) e Talisca Reis (15ª no olímpico e 10ª do mundo), foram os dois melhores atletas do país com conquistas históricas na temporada 2018. No Grand Prix Final em Fujairah, foram convidados pela WT a disputar o Grand Slam, mas não conseguirão participar por falta de condições financeiras e apoio.

“Quando estávamos no Grand Prix Final, a organização do evento nos chamou por conta do ranking. É uma competição top, que garante a vaga direta nos Jogos Olímpicos, mas infelizmente tem o custo alto e não tínhamos condições, decidimos não ir”, disse Netinho.

Talisca completa dizendo que não conseguiriam arrumar o valor completo por conta do pouco tempo. Para disputar a competição, os brasileiros não receberam apoio. Foram por conta própria.

“Os atletas do Brasil que estão lá, estão por conta própria, mas eles tiverem um tempo pra se organizarem e conseguirem o valor. Se eu e Netinho não tivéssemos ido para o GP final, poderíamos ter até tempo de poder fazer algo para irmos também, mas como recebemos o convite lá e tínhamos dois dias para confirmarmos, decidimos não ir. Teríamos uma preocupação a mais e o nosso foco ali era o GP Final.

Com foco em 2020, agora, Talisca e Netinho poderão garantir a vaga através do ranking. Em 2019, os dois brasileiros terão pela frente os Grand Prixs, Opens, Mundial e os Jogos Pan-Americanos de Lima.

“Ano que vem vai ser o ano decisivo para podermos classificar para a Olimpíada pelo ranking. Tiramos alguns dias de descanso para relaxarmos, mas no início de janeiro, já voltamos com foco total, em busca da vaga para representar o Brasil”, comentou Talisca Reis.

Os atletas brasileiros, voltam às atividades logo no início de janeiro e terão como primeiro desafio de 2019 o Grand Slam, entre os dias 8 e 11 de fevereiro. A competição servirá também como seletiva para a seleção brasileira de 2019, além de definir vaga para o Mundial de Taekwondo e, possivelmente, os atletas que representarão o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima.

Mais em Taekwondo