Siga o OTD

Taekwondo

Nova Seleção Brasileira de taekwondo tem apenas seis remanescentes de 2016

A Seleção Brasileira de Taekwondo está renovada para participar do Campeonato Mundial de Taekwondo, que se realizará de 24 a 30 de junho, na Coreia do Sul. Dos 16 atletas da equipe 2016, se mantiveram  como titulares apenas seis, dando lugar a outros talentos que já vinham se destacado no Taekwondo brasileiro.

Raphaella Galacho (-73Kg), Milena Titoneli (-67Kg), Talisca Reis (-49Kg) e Edival Marques (-68Kg) foram os atletas que mantiveram suas titularidades na Seleção 2017, juntamente com a atleta olímpica Julia Vasconcelos (-62Kg), e com o medalhista olímpico Maicon Andrade  (+87Kg), que foi novamente homenageado pelo seu bronze no Rio 2016.

Além de subir ao pódio para receber a sua medalha de campeão do Grand Slam, no sábado houve também uma homenagem da Confederação Brasileira de Taekwondo ao medalhista olímpico Maicon Andrade e aos seus treinadores, Clayton e Reginaldo Santos, pelo trabalho desenvolvido com o atleta e pela conquista da medalha de bronze olímpica no Rio 2016, fato inédito na história do Taekwondo masculino no Brasil. Até então, o Brasil tinha o bronze olímpico de Natália Falavigna, conquistado nos Jogos de 2008.

Entre os atletas que mantiveram suas posições na Seleção Brasileira de taekwondo, o maior destaque de ontem foi Edival Marques que, após a conquista de vários títulos na categoria Juvenil, busca agora repetir a história na categoria -68Kg do Adulto. Depois de conquistar o Sulamericano Juvenil em 2013, Edival foi, ineditamente, campeão mundial e olímpico no Juvenil Masculino,  em 2014, portando uma enorme bagagem nessa categoria. No Adulto, conquistou o título de vice-campeão Panamericano em 2016, a serviço da Seleção, e agora pretende continuar a renovar seus títulos Juvenis no Adulto.

“É sempre bom se manter na Seleção, estou muito feliz. Embora seja difícil chegar, é muito mais difícil se manter. Quero repetir os títulos que conquistei como Juvenil na categoria Adulto. Quero aproveitar essa experiência internacional e chegar no Campeonato Mundial para ser um dos mais novos campeões mundiais. É isso que me empolga e, embora até agora o foco fosse o Grand Slam, já estou me preparando para o Mundial, já só penso nisso”, declarou Netinho, como é conhecido no meio Taekwondo.  A participação nacional no Campeonato Mundial Adulto de Taekwondo terá o apoio do Comitê Olímpico do Brasil, conforme já foi anunciado pela entidade.

Dos novos atletas que entraram como titulares da Seleção Brasileira de taekwondo, Leonor Dias, da categoria Feminino -53Kg, era uma das mais radiantes por ter conquistado sua chance de representar o Brasil numa competição do naipe do Mundial . Após mais de dez anos a competir a nível nacional e de já ter sido reserva da Seleção, Leonor, que hoje tem 26 anos, finalmente conseguiu alcançar o objetivo de ser titular.

“Estou muito feliz pelo meu resultado, pois é a primeira vez que consegui a titularidade da Seleção. Já tinha sido reserva, mas nunca tinha chegado tão longe. Agora estou com foco no Mundial e, apesar de ter participado de alguns campeonatos abertos,  entendo que o Mundial tem outro nível. Porém, apesar de ser difícil, vou treinar muito e dar o meu melhor para conseguir um grande resultado”, declarou a atleta de Uruguaiana – RS, que, desde 2013 , treina em Santos- SP.

Além da Seleção Adulta, o Grand Slam formou também as Seleções Cadete e Juvenil que, em 2017 terão várias competições internacionais para disputar. Campeonato Mundial Cadete (24 a 27 de agosto, no Egito), Campeonato Panamericano Cadete e Juvenil (29 a 31 de agosto, na Costa Rica) e Jogos Sulamericanos da Juventude (28 de setembro a 8 de outubro , no Chile) são os principais eventos para estas categorias, nos quais o Brasil já alcançou resultados relevantes em edições anteriores.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Taekwondo