Siga o OTD

Surfe

Medina e Silvana se classificam para terceira fase em Bells Beach

Reprodução/Twitter

Em dia de mar difícil, Gabriel Medina e Silvana Lima foram os únicos membros da Tempestade Brasileira a se classificarem para a terceira fase da etapa de Bells Beach, na Austrália, nesta quinta-feira.

Após dois dias de espera, os surfistas entraram na água pela primeira vez nesta quinta-feira. Com o swell ainda se aproximando da costa, a organização optou por mandar a primeira fase da etapa de Bells Beach em Winkipop. Com um mar difícil, com poucas séries, os atletas não tiveram vida fácil para conseguir a classificação direta para a terceira fase. A próxima chamada será nesta sexta-feira, às 17h30 (horário de Brasília).

As meninas foras as primeiras a entrarem no mar. Única representante da Tempestade Brasileira, Silvana Lima não se intimidou perante a um mar desaviador e conseguiu a melhor somatória (15,40) e maior nota do dia, 8,17 entre as mulheres. Vencendo a terceira bateria, a cearense avançou direto para a terceira fase.

No masculino, apenas um brasileiro conseguiu a classificação direta para o round três. Em bateria totalmente verde e amarela, Gabriel Medina liderou o confronto e não disputará a repescagem. Na segunda fase, estarão Filipe Toledo, Caio Ibelli, Ítalo Ferreira, Ian Gouveia, Tomas Hermes e Adriano de Souza.

Como a etapa demorou a ser iniciada devido a mudança de praia, não foi possível encerrar a primeira fase masculina. A competição australiana está paralisada na nona bateria. Entre os brasileiros, Willian Cardoso, Michael Rodrigues e Jessé Mendes ainda entrarão em ação. Em sua despedida, Mick Fanning (AUS) está no último confronto do round um.  Na noite da última quarta-feira, o australiano foi homenageado em uma festa de uma de seus patrocinadores.

Silvana Lima dá show em Bells Beach

WSL /Kelly Cestari

Única brasileira na elite do surfe, Silvana Lima deu um show em Winkipop. Após eliminação na terceira fase na Gold Coast, a cearense conseguiu, na terceira bateria da primeira fase, a maior somatória (15,40) e melhor onda do primeiro dia feminino (8,17). Abrindo a bateria com 5,83, Silvana liderou os 30 minutos da competição. Dessa, forma, a veterana mostrou um surfe de excelência e não se intimidou com as locais Kobie Enright (11,00), vencedora da triagem, e Sally Fitzgibbons (10,44).

Classifica, Silvana aguarda a realização da triagem para conhecer sua adversária. A cearense foi a primeira atleta do Brasil a faturar uma das mais tradicionais etapas do Circuito Mundial, em 2009. No masculino, o primeiro a tocar o sino foi Adriano de Souza.

Gabriel Medina vence duelo 100% brasileiro


Na quarta bateria da primeira fase, três membros da Tempestade Brasileira brigaram por uma vaga na terceira fase. Em uma disputa acirrada, melhor para o campeão mundial Gabriel Medina. Montando o seu placar logo nos primeiros minutos, o paulista comandou a disputa durante todo o tempo, com a soma de 12,50. Sem dar um show, Medina foi cirúrgico para conseguir a vaga no terceiro round em um mar com poucas oportunidades. Ítalo Ferreira também com um surfe consistente foi quem chegou maus próximo do natural de Maresias (11,40). Já Ian Gouveia não encontrou boas oportunidades e somou apenas 8,23.

Griffin Colapinto apronta para cima de Filipe Toledo

Semifinalista na Gold Coast, o novato Griffin Colapinto avançou para a terceira fase de Bells Beach. Na primeira bateria da primeira fase, o americano encontrou a melhor onda da disputa logo nos primeiros minutos (7,00) e liderou a disputa. Com poucas séries disponíveis, Filipe Toledo, com a prioridade, esperou uma boa onda para conseguir a virada. Nos minutos finais, uma série apareceu, com uma ondulação para cada surfista. Filipinho conseguiu 6,17, que seria suficiente para a virada caso Griffin não trocasse notas. Já na areia, no entanto, os juízes anunciaram o 5,53 de Colapinto, suficiente para colocar o jovem de 19 anos no round 3. O placar final da bateria foi: Griffin Colapinto (EUA) 12,53, Filipe Toledo (BRA) 11,50 e Michael February (AFS) 8,43. O sul-africano substitui Kelly Slater (EUA) que segue se recuperando de uma fratura no pé.

Atual campeão, Jordy Smith bate Caio Ibelli

Defendendo o título de Bells Beach, o sul-africano Jordy Smith reencontrou Caio Ibelli, seu adversário na final. Muito a vontade nas águas de Winkipop, Jordy mostrou grande variedade de manobras para, desde o início liderar a bateria. O sul-africano, no entanto, foi ameaçado durante toda a terceira bateria do dia pelo brasileiro e o americano Patrick Gudauskas. A definição do vencedor, no entanto foi definida na areia. Após uma boa série no final dos 30 minutos de disputa, Patrick conseguiu a virada para cima do sul-africano. A última onda de Jordy, com direito a pose no fim, lhe garantiu a vaga para o round três. Já Caio teve dificuldades na leitura de ondas, apesar de apresentar um bom surfe, e irá para a repescagem.

John John Florence supera estreante Tomas Hermes

Depois de perder a camiseta amarela, dada ao líder do campeonato, John John Florence mostrou um bom surfe no primeiro dia de Bells Beach. Executando manobras com fluidez, o bicampeão mundial encarou o mar difícil para se classificar para o round 3. A quinta bateria do dia ainda contou com o brasileiro Tomas Hermes, semifinalista na Gold Coast. Fazendo sua estreia na elite do surfe, o atleta teve uma boa apresentação, mas, como não encontrou uma segunda boa ondulação, acabou indo para a repescagem juntamente com o convidado Mikey McDonagh.

Adriano de Souza também disputará a repescagem

Único brasileiro a vence em Bells Beach, Adriano de Souza não conseguiu bater o taitiano Michel Bourez na sétima bateria da primeira fase. Demorendo para encontrar sua primeira boa nota, Mineirinho viu Bourez e Keanu Asing (HAV) buscarem ondas. Na terceira colocação durante boa parte da disputa, o campeão mundial buscou uma onda salvadora nos minutos finais. Precisando de uma nota acima dos oito pontos, Adriano conseguiu o suficiente para alcançar o segundo lugar da bateria e foi para a repescagem. A vaga para o round três ficou com o taitiano.

Yago Dora sofre virada no fim da bateria

Estreante no WCT, Yago Dora entrou em ação na oitava bateria da primeira fase. Usufruindo das manobras aéreas, Yago liderou grande parte da bateria. Na reta final, no entanto, o brasileiro viu Matt Winkinson (AUS) e Jeremy Flores (FRA) encontrarem boas ondas e mandarem o novato para a terceira colocação. A vaga para a terceira fase ficou com o australiano. O placar final foi: Matt Wilkinson (AUS) 11,70, Jeremy Flores (FRA) 11,00 e Yago Dora (BRA) 10,16.

Confira os resultados da primeira fase:

Masculino

1: Griffin Colapinto (EUA) 12,53  X Filipe Toledo (BRA) 11,50 X Michael February (AFS) 8,43

2: Owen Wright (AUS) 11,36 X Conner Coffin (EUA) 9,10 X Ezekiel Lau (HAV) 6,17

3: Jordy Smith (AFS) 14,30 X Patrick Gudauskas (EUA) 14,27 X Caio Ibelli (BRA) 12,16

4: Gabriel Medina (BRA) 12,50 X Ítalo Ferreira (BRA) 11,40 X Ian Gouveia (BRA) 8,23

5: John John Florence (HAV) 13,76 X Tomas Hermes (BRA) 10,30 X Mikey McDonagh (AUS) 8,34

6: Julian Wilson (AUS) 11,10X Joan Duru (FRA) 10,83 X Carl Wright (AUS) 7,00

7: Michel Bourez (TAH)  14,10 X Adriano de Souza (BRA) 10,97 X Keanu Asing (HAV) 10,87

8: Matt Wilkinson (AUS) 11,70 X Jeremy Flores (FRA) 11,00 X Yago Dora (BRA) 10,16

Duelos não realizados

9: Kolohe Andino (EUA) X Frederico Morais (POR) X Willian Cardoso (BRA)

10: Adrian Buchan (AUS) X Connor O´Leary (AUS) X Michael Rodrigues (BRA)

11: Joel Parkinson (AUS) X Kanoa Igarashi (EUA) X Wade Carmichael (AUS)

12: Mick Fanning (AUS) X Sebastian Zietz (HAV) X Jessé Mendes (BRA)

Feminino

1: Carissa Moore (HAV) 14,50 X Sage Erickson (EUA) 9,33 X Bronte Macaulay (AUS) 8,80

2: Coco Ho (HAV) 12,80 X Stephanie Gilmore (AUS) 11,93 X Keely Andrew (AUS) 10,77

3: Silvana Lima (BRA) 15,67 X Kobie Enright (AUS) 11,00  X Sally Fitzgibbons (AUS) 10,44

4: Tyler Wright (AUS) 13,88 X Paige Hareb (NZL) 10,83 X Malia Manuel (HAV) 8,63

5: Lakey Peterson (EUA) 14,17 X Tatiana Weston-Webb (HAV) 13,07 X Macy Callaghan (AUS) 9,73

6: Caroline Marks (EUA)  12,34 X Johanne Defay (FRA) 11,84 X Nikki Van Dijk (AUS) 7,63

Mais em Surfe