Siga o OTD

Surfe

Filipinho, Medina, Tainá, Tati e Yago vão à 3ª fase do ISA Games

Filipe Toledo, Gabriel Medina, Tainá Hinckel, Tati Weston-Webb e Yago Dora venceram baterias e avançaram no ISA Games

Tatiana Weston-Webb no mar de Arecibo para o ISA Surfing Games; Gabriel Medina e Filipe Toledo também avançaram
(Foto: Jersson Barboza/ISA)

Cinco brasileiros avançaram para a terceira rodada do ISA Surfing Games, em Arecibo, Porto Rico. Filipe Toledo, Gabriel Medina, Yago Dora, Tainá Hinckel e Tatiana Weston-Webb venceram suas baterias da segunda fase neste domingo (25) e avançaram na competição. Por outro lado, Luana Silva ficou em quarto lugar em sua série e terá que disputar a repescagem.

O primeiro a cair na água foi Gabriel Medina, que somou 12.00 (6.67 + 5.33) para ficar a frente do porto-riquenho Dwight Pastrana (10.23), do estadunidense Tyler Gunter (6.83) e do argentino Santiago Muñiz (6.80). Os dois primeiros colocados da bateria avançaram para a terceira rodada, enquanto os dois últimos foram encaminhados para a segunda fase de repescagem.

Em seguida, foi a vez de Yago Dora ganhar sua série, com 13.50 (8.83 + 4.67). Ele superou o polonês Maksymilian Michalewski (9.20), o português Guilherme Fonseca (8.40) e o neozelandês Elliot Paerata-Reid (7.13). Já Filipe Toledo marcou 11.90 (6.57 + 5.33) e ficou a frente do canadense Cody Young (11.20), do argentino Jose Gundesen (10.40) e do equatoriano Jonathan Zambrano (5.77).

Pela terceira rodada, Medina terá como adversários o italiano Leonardo Fioravanti, o neozelandês Billy Stairmand e o mexicano Sebastian Williams. Yago vai encarar o costarriquenho Carlos Muñoz, o peruano Lucca Mesinas e o neozelandês Kehu Butler. Por fim, Filipinho duelará com o chileno Manuel Selman, o estadunidense John John Florence e o porto-riquenho Brian Toth.

Tati e Tainá avançam

Entre as mulheres, Tatiana Weston-Webb liderou sua bateria da segunda fase do início ao fim e venceu com 10.50 (5.83 + 4.67). Chelsea Tuach, de Barbados, ficou em segundo lugar com 9.27, seguida por Lucy Jarrard, da Samoa Americana, com 7.50, e de Coral Wiggins, da Costa Rica, com 5.34. Assim como no masculino, somente as duas primeiras avançaram de forma direta para a terceira rodada.

As outras duas brasileiras da disputa feminina competiram na mesma série neste domingo, mas somente uma avançou. Tainá Hinckel venceu a bateria com 10.00 (5.67 + 4.33), enquanto Luana Silva foi a quarta colocada com 5.93 (3.23 + 2.70). Tainá avançou, enquanto Luana vai para a repescagem. A norte-americana Caroline Marks foi a segunda colocada (9.40), e a alemã Rachel Presti ficou em terceiro (6.63).

Tati Weston-Webb vai enfrentar a alemã Camilla Kemp, a italiana Emily Gussoni e a colombiana Isabella Gomez na próxima fase. Já Tainá terá a italiana Daniela Boldini, a mexicana Maya Mateja e a porto-riquenha Havanna Cabrero como concorrentes. Na repescagem, Luana só tem uma adversária definida: a portuguesa Francisa Veselko.

Vaga olímpica em jogo

Vale destacar que o ISA Surfing Games serve como classificatório olímpico para Paris-2024. O Brasil busca uma terceira vaga no masculino e uma segunda no feminino (João Chianca, Filipe Toledo e Tatiana Weston-Webb já estão classificados). Para isso, o país terá que liderar as disputas por equipes em Porto Rico, que somam os desempenhos de seus três atletas na competição.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Surfe