Siga o OTD

Surfe

ISA Games: saiba tudo sobre os Jogos Mundiais de Surfe 2024

Veja o que estará em jogo no ISA GAMES 2024, os Jogos Mundiais de Surfe, que irão dar as últimas vagas da modalidade nos Jogos Olímpicos

Luana Silva será uma das brasileiras no ISA GAMES, os Jogos Mundiais de Surfe
(Foto: Tony Heff/WSL)

Os próximos dias serão decisivos para quem quer uma das últimas vagas do surfe nos Jogos Olímpicos de Paris. Entre 23 de fevereiro e 3 de março acontece mais uma edição do ISA Games, os Jogos Mundiais de Surfe. Dessa vez, a competição será na praia de Margara, em Porto Rico. O Brasil terá seis participantes no ISA Games em busca de uma vaga no masculino e duas no feminino para a disputa olímpica do surfe em Teahupo’o no Taiti.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Brasil já tem três atletas classificados para os Jogos Olímpicos no surfe. Tatiana Weston-Webb, Filipe Toledo e João Chianca se garantiram em Paris-2024 com o desempenho na última temporada da Liga Mundial de Surfe (WSL). No feminino, o Brasil pode conquistar mais uma vaga individual com Luana Silva ou Tainá Hinckel que irão competir com Tati em Porto Rico. Além disso, os países que terminarem em primeiro lugar na classificação por equipes do ISA Games poderão levar um terceiro atleta na Olimpíada.

Apenas na disputa por equipes é que o Brasil pode conquistar vaga nessa semana no ISA Games. Filipe Toledo terá a companhia de Gabriel Medina e Yago Dora na competição. João Chianca estaria na equipe, mas ainda se recupera do acidente que sofreu no final do ano passado no Havaí. A Confederação Brasileira de Surfe (CBSurf) anunciou que caso o Brasil ganhe a vaga extra, ela vai para quem for melhor na disputa individual do ISA Games entre Medina e Dora. Vale lembrar que a Olimpíada será disputada no pico de Teahupo’o, onde Gabriel Medina é um dos surfistas mais dominantes do circuito mundial, tendo vencido duas vezes a etapa do Taiti da WSL.

Formato da competição

O ISA Games conta com um formato diferente do que o público que acompanha o surfe está acostumado na WSL. Nos Jogos Mundiais, o atleta precisa perder duas baterias para ser eliminado da competição. Todos começam na chave principal, com os dois melhores atletas de cada série passando para a rodada seguinte. Aqueles que ficarem em terceiro lugar ou em quarto vão para a chave da repescagem. Ali, novamente os dois melhores atletas de cada bateria vão avançando. Na grande final, os dois vencedores da chave principal e os dois atletas que ganharem a final da repescagem disputam as medalhas.

Ficha técnica

Jogos Mundiais de Surfe – ISA GAMES
Data:
23 de fevereiro a 3 de março
Local: Margara, Porto Rico
Transmissão ao vivo: CazéTV e Time Brasil (YouTube)

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Surfe