Siga o OTD

Surfe

Com medalhista olímpica do skate no mar, mulheres estreiam na Praia Mole

Bronze no park feminino em Tóquio, a inglesa Sky Brown competiu na estreia do QS 1000 feminino de Florianópolis e por pouco não avançou; torneio masculino chega ao round de 64

Sky Brown disputando sua primeira etapa no Mundial de Surfe (Marcio David / LayBack Pro)

Continuou nessa quinta-feira (11), na Praia Mole, em Santa Catarina, as etapas do WSL Qualifying Series com o QS 3000 de Florianópolis entre os homens e o QS 1000 entre as mulheres.

No segundo dia do primeiro campeonato da World Surf League no Brasil desde o início da pandemia do coronavírus, foi concluído o round de 126 entre os homens e houve a estreia das mulheres. A competição foi estrelada nos dois naipes, com a presença de atletas olímpicos do surfe e também do skate.

Estreia e medalhista olímpica de outra modalidade

As meninas fizeram bonito na Praia Mole. A grande surpresa foi a eliminação de outra atleta olímpica, Silvana Lima, por Monik Santos e Karol Ribeiro.

A Praia Mole também teve a presença de outra atleta olímpica, mas de outra modalidade. A inglesa Sky Brown, que ganhou medalha de bronze na final do skate park na Olimpíada de Tóquio, fera uma das nove participantes do LayBack Pro que estavam estreando em etapas do WSL Qualifying Series em Santa Catarina. 

Sky estava até se classificando, mas cometeu um erro no final e terminou em último. A peruana Sol Aguirre confirmou o favoritismo e a brasileira Julia dos Santos passou em segundo lugar, barrando a chilena Paloma Santos.

“Tem sido muito divertido pra mim aqui no Brasil. Tenho surfado bastante e andado muito de skate também”, disse Sky Brown. “É impressionante como tem pistas de skate aqui em Floripa. Essa foi a minha primeira vez competindo de verdade em um evento de surfe. Apesar de ter cometido uma interferência, foi legal disputar uma bateria e achei que foi uma ótima experiência. Estou bem feliz por ter competido e por ter vindo para Florianópolis”.

Além de Julia dos Santos,Monik Santos e Karol Ribeiro, Sophia Medina, Summer Macedo, Marina Rezende, Tainá Hinckel, Isabelle Nalu, Laura Raupp, Yanca Costa, Jessica Bianca Firmino e foram as brasileiras que surfaram bem e se garantiram entre as 16 atletas nas oitavas de final.

Homens chegam ao Round de 64

Depois das 8 baterias da primeira fase do QS 1000 feminino, foram realizadas mais 16 da terceira fase do QS 3000 masculino, definindo os adversários dos principais cabeças de chave desta nova etapa do WSL Qualifying Series em Florianópolis. Eles vão estrear nesta sexta-feira, a partir das 8h00 na Praia Mole.

Os classificados brasileiros ao round de 64 foram Mateus Herdy, Samuel Igo de Souza, Wesley Leite, Igor Moraes, Caio Costa,Luan Carvalho, Péricles Dimitri, Edson de Prá, Ryan Kainalo,Hizunome Bettero, Fernando Júnior, Raoni Monteiro, Deyvson Santos, Franklin Correia, Alan Jhones, Arthur Silva, Luel Felipe, Renan Rodrigues, Mateus Sena, Daniel Matos, Márcio Farney, José Neto, Thiaguo Muller, Matheus Navarro, Patrick Planchi, Douglas Silva, Krystian Kymerson, Giovani Pontes e Rodrigo Saldanha.

Miguel Tudela (Peru), Sabeastian Olare (Uruguai) e Noel de la Torre (Chile) foram os únicos estrangeiros a avançar.

Estrelas

Os 32 classificados na quinta-feira em Santa Catarina, vão enfrentar as principais estrelas na quarta fase. Na lista dos 32 cabeças de chave, estão seis dos 11 titulares da “seleção brasileira” que disputou o World Surf League Championship Tour esse ano. Também estará presente a maioria dos surfistas que estavam competindo nas etapas do WSL Challenger Series realizadas nos Estados Unidos, Portugal e França. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Um top do CT 2021 já vai abrir a quarta fase, Miguel Pupo, junto com os últimos campeões mundiais da categoria Pro Junior, Lucas Vicente e Mateus Herdy. Na quarta bateria, tem Caio Ibelli, semifinalista da última etapa do QS na Praia Mole 11 anos atrás. Na oitava, estreia Yago Dora, o cabeça de chave número 1. Já na nona, entram o campeão mundial Adriano de Souza e Lucas Silveira, um dos atletas patrocinados pela LayBack. E o desfile das principais atrações prossegue a cada bateria.

As etapas do WSL Qualifying Series marcam o retorno de Florianópolis ao cenário internacional. Há 6 anos a Ilha da Magia não sediava uma competição internacional, e a Praia Mole, há 11 anos. 

QS 3000 Florianópolis - Praia Mole
Praia Mole volta a sediar uma etapa do WSL Qualifying Series após 11 anos (Marcio David / LayBack Pro)

Mais em Surfe