Siga o OTD

Soul Brasil Esportes

Benefícios da Soul Brasil Esportes na gestão de carreiras de atletas

Esgrimistas comentam sobre os benefícios de organizar e gerir sua carreira através da Soul Brasil Esportes

Victoria Vizeu Soul Brasil Esportes
(Foto: Washington Alves/COB)

A Soul Brasil Esportes é uma plataforma inovadora que quer transformar o esporte brasileiro através da mudança de postura do atleta em relação à gestão de sua carreira. Apesar de recém implementada no mercado, a startup já conta com a adesão de 520 atletas, que inclusive relatam feedbacks positivos de sua utilização. É o caso do esgrimista Pedro Marostega, que notou a evolução de seus treinos a partir da organização dos principais pontos de sua carreira.

+ Acesse o site da Soul Brasil Esportes

“Dentro da plataforma, consigo colocar o meu calendário de competições do ano e, depois de disputar cada uma, insiro meu resultado e como me senti em pista. Também tenho o diário do atleta, em que eu coloco a cada dia o meu treino, o que eu fiz, quanto tempo eu treinei e como eu me senti. Além disso, posso gerar minhas metas, de curto, médio e longo prazo. Depois disso, vou gerar um dashboard, em que eu consigo ter uma visão geral da minha carreira”, diz Pedro Marostega.

Pedro Marostega esgrima Soul Brasil
Pedro Marostega em ação no Brasil (Foto: Eva Pavia Gomez)

Quem também participa da plataforma é Victoria Vizeu, uma das grandes revelações da esgrima brasileira. “(A Soul) Tem me ajudado muito, até como uma fonte de motivação. Posso acompanhar a nossa evolução ao longo do tempo. É muito legal pegar os resultados antigos e comparar”, comenta ela. “Dá uma visão muito boa do que já foi feito para planejar as metas. É uma parte muito importante do esporte saber para o que a gente está treinando”.

O que é a plataforma

Após cerca de dois anos de estudos e pesquisas, a primeira versão da plataforma da Soul Brasil Esportes foi ao ar em abril deste ano, focada em planejamento. Na versão gratuita, o atleta consegue inserir uma série de pontos de sua carreira, como gestão de treinos, calendário de competições, definição de objetivos e metas, histórico de lesões e evolução no ranking da modalidade.

A Soul também disponibiliza um acesso pago para os atletas, em que eles podem inserir todo o seu histórico do passado, incluindo resultados de competições e rankings. Nessa versão, que é a adquirida por Marostega, há um dashboard completo onde os esportistas conseguem ver sua evolução. Por enquanto, esse acesso ainda está restrito para a esgrima, mas até o final do ano será lançado para outras modalidades.

Soul Brasil Esportes
Benefícios da Soul Brasil Esportes para os atletas (Foto: Reprodução)

“Várias dessas coisas eu até já faço no papel ou numa planilha, mas é muito legal e muito prático ter tudo junto. Porque assim eu consigo ter insights bem legais de algumas coisas que eu não tinha como perceber com tudo separado. Também economiza muito tempo e facilita a organização”, completa Marostega. 

+ Conheça mais sobre a Soul Brasil Esportes

“Uma função que eu gosto é o Diário do Atleta, que está disponível gratuitamente. Eu comecei a usar por conta do diário, percebi que era legal e quis assinar. É interessante também justamente para acompanhar o processo. Tem treinos que são muito ruins e você pensa estar piorando, mas ao olhar o diário você percebe que aquele é um recorte muito pequeno do processo que você está. Então você vê que aquele dia está ruim, mas você está evoluindo. O aplicativo acaba facilitando a minha vida, porque eu tentava fazer o mesmo pelo Excel e hoje esse acompanhamento do Diário do Atleta tem isso automatizado, fica mais fácil”, diz Maria Rita Camargo, atleta master de esgrima.

Questões psicológicas também são importantes

Na versão paga da plataforma, o atleta também consegue avaliar seus treinamentos e informar o estado emocional que estava durante aquele momento. A ideia da Soul Brasil é que, após certo tempo, tanto o atleta quanto o seu treinador tenham esses dados em mãos para fazer ajustes pensando na evolução da carreira do esportista.

Victoria Vizeu e treinador Mundial de esgrima
Victoria Vizeu conversa com seu treinador durante competição (Foto: FIE)

“Nós entramos em detalhes que às vezes as pessoas não estão olhando, como o psicológico, a alimentação, a parte de autoavaliação e autocrítica. A parte técnica deixamos para o treinador”, explica Maria Teresa Dias, co-fundadora da Soul Brasil.

+ Acesse o site da Soul Brasil Esportes

Pedro Marostega, inclusive, lembra de um momento em que sentiu alterações em seu humor em um dia específico da semana e utilizou a plataforma para alterar essa situação. “Consegui ver uma vez que tinha um dia, todas as semanas no mesmo dia, que eu estava dando uma nota bem abaixo para o meu rendimento. E através da Soul Brasil, consegui analisar o que estava acontecendo nesse dia e no dia anterior, mudar e melhorar isso”, relata.

A voz da experiência conta

Um dos principais nomes do florete feminino brasileiro, Ana Beatriz Bulcão é outra atleta que elogia a Soul Brasil Esportes. Segundo ela, a plataforma disponibiliza hoje algo que ela gostaria de ter tido contato no início de sua carreira. 

Bia Bulcão Mundial de Esgrima Soul Brasil Esportes
Bia Bulcão participou de um intenso período de treinos antes do Mundial (Foto: BizziTeam/FIE)

“Na minha experiência o que a Soul está oferecendo hoje é algo que gostaria de ter tido quando eu era mais nova. Eu tive que descobrir sozinha, com a ajuda do meu treinador. Ele sempre gostava muito que eu anotasse meus objetivos, meus resultados, como eu estava me sentindo naquele dia. Até hoje eu faço diários esportivos de cada dia, ele sempre me ensinou a fazer isso desde pequena”, fala Bia Bulcão, que recentemente disputou o Campeonato Mundial de Esgrima, em Cairo, no Egito.

“Eu acho que o fato de você ter hoje uma plataforma que oferece isso vai criar uma outra dinâmica na vida dos atletas, para terem essa mente mais profissional e essas informações mais cedo. Quando você chega em uma idade mais avançada, que você está competindo, você já tem essa experiência e pode pegar todo esse material e utilizá-lo como benefício. Acho que é uma coisa que eu gostaria de ter tido acesso mais cedo”, completa Bia.

Conheça a Soul Brasil Esportes

Ainda nova, a Soul Brasil Esportes quer trazer mais atletas para sua plataforma e torná-los ativos, atualizando constantemente seus dados e preenchendo suas tabelas de treinos e competições. Além de ajudá-los a crescer esportivamente, a startup quer alargar a base de dados dos atletas para transformar o esporte brasileiro. A ideia é auxiliar na visualização das empresas que futuramente queiram começar a investir no esporte.

“Temos um problema da cultura do esporte brasileiro. O atleta não é pró-ativo, é passivo. Queremos que ele busque melhorar a sua carreira com ferramentas e o que quer que seja”, explica Maria Teresa. “O grande desafio da Soul é fazer o atleta acordar e entender que ele precisa tomar as rédeas da carreira dele”. 

Paulo Braga, co-fundador da Soul Brasil ao lado de Maria Teresa, convida os esportistas  para conhecerem a plataforma: “Você atleta, que precisa de auxílio para planejar sua carreira ou necessita ter um overview e entender onde, em que momento você está e o que precisa fazer para deslanchar, dá uma conferida na nossa plataforma. Construímos essas ferramentas que hoje oferecemos com muito carinho e tenho certeza de que isto pode ajudar bastante em todos os aspectos da carreira do atleta. Fica o nosso convite. Passem por lá!”.

Acesse o site da Soul Brasil Esportes!

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Soul Brasil Esportes