O domingo (29) foi de muita tensão e comemoração para o time do Brasil de softball feminino. Assim, a Seleção derrotou Ilhas Virgens por 3 a 2 em um jogo extenso e conquistou a segunda vitória no Campeonato Pan-Americano. Dessa forma, em Montería, na Colômbia, a equipe brasileira terminou a fase de grupos com duas vitórias e duas derrotas, na terceira colocação do Grupo B. Com o triunfo, o Brasil vai para a Super Rodada ainda aguardando a definição do Grupo C, para saber se o adversário será Porto Rico ou Venezuela.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
O Brasil perdeu diante do México por 5 a 2, mas ganhou da República Dominicana por 4 a 1 no primeiro dia de disputas. Em seguida, sofreu mais um revés, de 2 a 0 para Cuba na madrugada deste sábado. Menos de 24 horas depois, no estádio Luis Escobar Pocaterra, o time entrou para enfrentar Ilhas Virgens e definir sua colocação. A situação ficou mais fácil, com o México batendo a Rep. Dominicana por 7 a 0 e tirando as possibilidades do país da América Central.
Sistema de disputa
Ainda assim, a vitória representou uma injeção de ânimo e uma confirmação do Brasil na próxima fase da competição. Desse modo, o time continua com o sonho da Fase de Grupos da Copa do Mundo de Softbol Feminino da WBSC 2026. A competição começará com sedes em três locais diferentes: em Lima (PER), Oklahoma City (EUA) e Praga (CZE). Vale lembrar que apenas as cinco primeiras equipes que garantem suas vagas. Além disso, o torneio servirá como classificatório para os Jogos Pan-Americanos de 2027 em Lima (PER).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
O Brasil é o sétimo time melhor ranqueado da competição, ocupando o 27º posto do ranking mundial de softbol feminino. Os principais favoritos para a vaga são Porto Rico (3º), Canadá (6º), México (9º), Peru (16º), Cuba (17º) e Venezuela (20º).