Siga o OTD

Skate

CBSK é desfiliada e COB assume skate até Paris-2024

World Skate escolhe CBHP para gerir skate e roller sports no Brasil e desfilia CBSk. COB assume gestão do skate até a Olimpíada

Raicca Ventura skate skate park Mundial de Skate Park
(Julio Detefon/CBSk)

Após a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e a Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP) não chegarem a um acordo, a World Skate, a federação internacional que rege os esportes “de rodinha” decidiu por desfiliar a CBSk e considerar a CBHP sua única representante no Brasil. Além disso, a WS também definiu que o COB deve irá assumir a gestão do skate até os Jogos Olímpicos de Paris para garantir a participação dos atletas brasileiros.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

A situação é mais um capítulo da briga política entre CBSk, CBHP e WS. Quando o skate foi anunciado no programa dos Jogos Olímpicos de Tóquio, os skatistas não quiseram se juntar à CBHP e decidiram seguir com a CBSk, que acabou sendo reconhecida pelo COB para cuidar do skate olímpico. Porém, a World Skate definiu em uma mudança do seu estatuto que iria aceitar apenas uma entidade nacional por país, fazendo com que skate e roller sports fossem fundidos em uma mesma federação nacional.

No Brasil e em alguns outros países, os skatistas não gostaram da ideia e se opuseram à junção com os roller sports. Com a falta de um acordo no país, a escolha de qual entidade seguiria filiada coube à WS que escolheu à CBHP.

De acordo com um comunicado da World Skate, a CBHP terá a função de estabelecer até abril uma entidade única para todas as modalidades da WS no Brasil “garantindo autonomia técnica e financeira para cada esporte”. Além disso, a World Skate também definiu o Comitê Olímpico do Brasil como gestor da modalidade até os Jogos Olímpicos para garantir a participação dos atletas brasileiros em todos os eventos classificatórios e na própria Olimpíada.

#SomosTodosSkateboarding

Vale lembrar que a CBSk conta com apoio irrestrito da comunidade brasileira do skate e teve uma série de problemas políticos com a World Skate. O auge do desentendimento foi em 2022 quando a federação internacional decidiu tirar a chancela dos Campeonatos Mundiais que aconteceriam no Rio de Janeiro. Na ocasião, o presidente da CBSk Duda Musa fez fortes cobranças à WS através da imprensa e das redes sociais, sendo suspenso pelo Comitê de Ética da World Skate.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Skate