Siga o OTD

Skate

Rabelo e Gabryel se classificam para as quartas do Mundial

Sete dos nove brasileiros ficaram pelo caminho, como Felipe Gustavo, Giovanni Vianna e Filipe Mota. Kelvin Hoefler já estava garantido nas quartas e ganha companhia de Lucas Rabelo e Gabryel Aguilar

Lucas Rabelo durante manobra de skate street, em preparação para o Pro Tour de Roma
(Lucas Rabelo (Washington Alves-COB)

Lucas Rabelo e Gabryel Aguilar foram os únicos brasileiros classificados para as quartas de final no Mundial de Skate Street que acontece em Tóquio. Os dois se juntam a Kelvin Hoefler, garantido por ser top5 do ranking mundial. As eliminatórias que contaram com 134 atletas duraram por toda a quinta-feira (14) na capital francesa. Sete brasileiros, entre eles Felipe Gustavo, Giovanni Vianna e Filipe Mota ficaram pelo caminho.

As quartas do skate masculino acontecem às 5h desta sexta-feira enquanto as quartas femininas com participação de quatro brasileiras começa meia-noite na madrugada de quinta (14) para sexta (15), em horário de Brasília.

Lucas Rabelo lidera brasileiros

Ao fim da apresentação de 134 atletas, apenas os 28 melhores seguiram. Dentre eles, somente dois brasileiros: Lucas Rabelo em 13º, com 49.84 e Gabryel Aguilar em 23º com 42.31. Lucas conseguiu sua nota logo na primeira volta, mas Gabryel precisou da segunda corrida para se classificar.

Outros sete brasileiros disputaram as baterias eliminatórias, na qual cada atleta faz duas corridas. Felipe Gustavo ficou a uma posição da vaga, enquanto Giovanni Vianna não conseguiu manter o embalo depois do título no Super Crow e foi apenas o 45º colocado. Filipe Mota foi outro que quase conquistou a vaga, mas terminou em 33º.

O nível sobe nas quartas

Além de Kelvin Hoefler, Nyjah Guston (EUA), Gustavo Ribeiro (POR) e Shirai Sora (JAP) também estreiam direto. O líder do ranking, Aurélien Giraud, da França, não participa, e portanto 28 atletas se classificaram para as quartas.

Aoki Yukito, do Japão, foi o melhor do dia com 65.21, seguido de Vincent Milou, da França (62.58), e Jagger Eaton, dos EUA (60.00), únicos a passar de 60.

Japão terá nove atletas nas quartas e os Estados Unidos sete. O Brasil conta com três (Gabryel Aguilar, Kelvin Hoefler, Lucas Rabelo), mesmo número do Canadá, enquanto Argentina e Austrália terão dois. Completam os países representados: Eslováquia, França, México, Peru, Portugal e Reino Unido.

Sete brasileiros são eliminados

Felipe Gustavo ficou em 29º, sendo que so 28 melhores passaram de fase. Ele conseguiu 37.85 na primeira e 37.76, mas o corte ficou no australiano Daniel Woolley, com 38.84.

Filipe Mota terminou em 33º com 36.04, Giovanni Vianna foi apenas o 45º com 31.12, Ivan Monteiro foi 50º com 29.42, João Lucas 53º com 28.10, Ismael Henrique foi 81º com 19.42, e finalmente Carlos Ribeiro foi 105º com 13.87. 

Corrida olímpica para skate do Brasil fica acirrada

Por enquanto, Felipe, em 19º, e Giovanni, 10º, são os melhores brasileiros com Kelvin Hoefler, 4º,  no ranking internacional que definirá as três vagas olímpicas do país em Paris-2024.

Os dois devem se manter no top44 mundial que segue para a fase final da disputa, a Série de Qualificação Olímpica em Budapeste e Xangai. Mas Lucas Rabelo e Gabryel Aguilar podem entrar de vez na briga pelo top3 se avançarem ainda mais na competição. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Como há um limite de seis brasileiros que seguem para a fase final da corrida olímpica, hoje Filipe Mota seria o sexto brasileiro. Ele foi eliminado em 33º, mas abriu vantagem diante de Carlos Ribeiro e Eduardo Neves. De qualquer forma, o Pro Tour de Dubai, em março de 24 será essencial para a pretensão olímpica dos brasileiros.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Skate