Siga o OTD

Skate

Giovanni Vianna vem de Lausanne para competir no STU em casa

Natural de Santo André, Giovanni, bronze em Lausanne, andará em casa. Um dos representantes do Brasil nos Jogos de Tóquio vive grande fase

Na imagem, Giovanni Vianna descendo pelo corrimão em cima de seu skate.
Giovanni Vianna descendo pelo corrimão em cima de seu skate. Foto: Julio Detefon/ Divulgação STU

O complexo de skate do Parque Estadual Cândido Portinari, que receberá a etapa de São Paulo do STU National 2023 de sexta-feira (22) a domingo (24), já está praticamente liberado. Assim, os principais nomes do Brasil e do mundo chegam para testar as pistas. Não só da modalidade Park, mas também a nova pista de Street de nível internacional, que servirão para as competições. Sobretudo, um dos que chegam com ansiedade para estreá-la é Giovanni Vianna. Anteriormente, o brasileiro conquistou o bronze na etapa da Suíça do Circuito Mundial de Skate e somou pontos importantes rumo à Paris-2024.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Paulista de Santo André, jovem de 22 anos, Giovanni é um dos grandes expoentes do skate nacional. Inclusive, foi um dos representantes do país na Olimpíada de Tóquio, em 2021, quando terminou em 12º lugar no Street. Mesma prova que Kelvin Hoefler foi prata e Felipe Gustavo, o 14º. Em Lausanne, no último fim de semana, Giovanni foi o único brasileiro a chegar à final e garantiu o pódio. Ficou atrás apenas do campeão, o americano Nyjah Houston, e do japonês Toa Sasaki.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

“Meu desempenho na Suíça foi um dos meus melhores no ano. Nunca tinha passado para uma final de um evento da World Skate. Então, foi um momento muito especial pra mim. E ainda peguei pódio. Foi demais! Estou muito feliz! E era uma final bem difícil, porque acabaram diminuindo um pouco a pista, deixando o nível muito parelho para todos, que chegavam com a mesma chance. E as manobras foram sensacionais, todos deram o máximo. Guardarei esse dia para sempre”, vibrou Giovanni.

Competindo em casa

Primeiramente, no circuito brasileiro de skate deste ano, Giovanni foi terceiro lugar na etapa de abertura, em Criciúma (SC), e não disputou a etapa de Porto Alegre (RS). Assim, aparece na sétima colocação do ranking do Street masculino, com 8.000 pontos. Logo após passar por São Paulo, a temporada do STU National 2023 chegará ao fim no Recife (PE), em novembro, quando serão conhecidos os campeões brasileiros de todas as categorias. Desse modo, na capital paulista, ele correrá praticamente em casa e espera fazer bonito diante da família.

“Faz tempo que minha família não me vê andar porque estou sempre viajando e só me acompanham pela TV. Vai ser uma etapa especial pra mim. E andar ao lado dos amigos é sempre muito legal. Sem falar que temos um nível muito alto de skate no Brasil. A safra é boa demais. Todos têm chance de tudo, nunca há nada certo. O mais importante é o estilo de cada um, muito bonito de se ver. É um diferencial do Street. Vi como está ficando a pista e, com certeza, será uma das melhores de São Paulo. Será divertido. Tem tudo para ser um show”, diz Giovanni.

Por fim, a terceira etapa de 2023 do STU National é apresentada pelo Banco BV, viabilizada pela Prefeitura de São Paulo, pela Secretaria de Esportes de SP e pela Lei de Incentivo de SP, e homologada pela CBSk.

Programação

As atividades começam na quinta-feira (21) com treinos livres nas modalidades Park e Street, tanto feminino, como masculino e paraskate. Em seguida, na sexta (22), as eliminatórias do Park e Street masculino serão transmitidas pelo Tik Tok do STU, à partir das 11h30 (horário de Brasília).

No sábado (23), ocorrem as semifinais das duas modalidades em ambos os gêneros, novamente com transmissão do Tik Tok do STU e do canal por assinatura SporTV, a partir das 10h. Por conseguinte, todas as finais ocorrem no domingo (24). Contudo, apenas o Park Masculino entra na programação da TV Globo, às 11h. As demais decisões serão a partir das 13h30, no SporTV e Tik Tok.

*Com informações de SMG (assessoria).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Skate