Siga o OTD

Skate

Rayssa Leal e João Lucas Xuxu levam o STU QS da Bahia

Rayssa Leal superou as concorrentes na penúltima manobra quando executou; João Lucas Xuxu encaixou um Hard Flip fs board

(foto: Julio Detefon)

Rayssa Leal e João Lucas Xuxu venceram o Oi STU Qualifying Series – etapa Bahia, disputado em Lauro de Freitas. O dia teve público incentivando, sol na cabeça e uma disputa quente manobra a manobra tanto entre homens quanto entre as mulheres.

Rayssa Leal conseguiu superar suas concorrentes na penúltima manobra quando executou um Backside Smith e ultrapassou Virginia Fortes. Marina Gabriela, última a descer, ainda teve a chance de passar a frente, mas acabou errando a quinta manobra e terminou na terceira colocação. Foi o primeiro pódio dela.

Campeã pela segunda vez, Rayssa, de 11 anos, frisou a grande oportunidade de vencer em “casa”. “Nossa! Foi muito difícil, as meninas andaram muito. Mas acabei acertando a quarta manobra e consegui ultrapassar. Estou muito feliz por estar competindo praticamente em casa, com esse calor que só o Nordeste tem e que eu estou muito acostumada lá no Maranhão. Mas é só felicidade dividir o pódio com as minhas amigas”.

Virginia Fortes, Marina Gabriela e Rayssa Leal no STU Qualifying Series da Bahia

Virginia Fortes, Marina Gabriela e Rayssa Leal (foto: Pablo Vaz)

Depois das mulheres, os homens já chegaram botando para quebrar. Para garantir o título, João Lucas Xuxu executou um Hard Flip fs board somando 32.3 pontos. “É muita emoção, são muitos dias e anos de dedicação para estar aqui. Meus pais devem estar muito felizes e eu só agradeço. Muita gratidão ao skate”.

Gabryel Aguilar, que venceu o último STU em Minas Gerais, ficou com a segunda colocação. O skatista acertou quase tudo e usando o corrimão maior teve no Cabalerial back lip o seu ponto alto na final. “Eu fiquei feliz demais. Dividir o pódio com esses caras que são monstros do skate é demais. Eu e Xuxu temos a mesma idade, andamos juntos há muito tempo, então fico muito feliz por ele. Eu ganhei em BH, com ele em segundo, agora ele ganhou e eu fiquei em segundo. É muito gratificante isso. É a minha primeira vez na Bahia e a energia foi surreal”.

Classificação final feminina

1- Rayssa Leal – 19.9
2- Virginia Fortes – 17.5
3- Marina Gabriela – 16.9
4- Gabriela Mazetto – 16.3
5- Isabelle Menezes – 15.3
6- Isabelly Ávila – 14.8
7- Rafaela Murbach – 11.9
8- Ariadne Souza – 10.8

Classificação final masculina

1- João Lucas Xuxu – 32.3
2- Gabryel Aguilar – 30.7
3- Denis Silva – 30.3
4- Elton Melonio – 26.6
5- Kleber Fabiano – 25
6- Lucas Xaparral – 24.3
7- Rodil Ferrugem – 22.3
8- Rogério Febem – 21.9

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Skate