Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Raissa Machado e Wanna Brito quebram recordes do Parapan

Raissa Machado ganhou o ouro novamente no lançamento do dardo e Wanna Brito ganhou sua primeira medalha dourada no arremesso de peso no Parapan

Raissa Machado segura o dardo antes de um lançamento nos Jogos Parapan-Americanos Santiago-2023
(Foto: Miriam Jeske/CPB)

O atletismo brasileiro segue quebrando recordes nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago. Após Samuel Oliveira quebrar um recorde mundial nos 400m T20, saíram mais dois ouros para o país com recorde da competição. Raissa Machado confirmou o favoritismo e levou o bicampeonato no lançamento do dardo classe F56 (para atletas com deficiência nos membros inferiores), enquanto Wanna Brito ganhou o ouro no arremesso de peso F32/33/34 (atletas com paralisia cerebral).
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Atual recordista mundial do lançamento do dardo F56, Raissa Machado não teve dificuldade para levar o ouro nos Jogos Parapan-Americanos. Logo no seu primeiro lançamento, a baiana conseguiu 22,69m para quebrar o recorde da competição e se garantir no topo do pódio. A mexicana Yessica Jimenez ficou em segundo lugar, com 17,87m, enquanto Erica Castaño, da Colômbia, levou o bronze com 14,48m.
+ Confira a agenda de eventos de Santiago-2023
+ Veja o quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

“Estou muito feliz com a medalha. Não estou tão feliz com a marca, acredito que ela poderia ter sido melhor, mas é tudo uma questão de evolução. Questão de tempo e respeitar o processo. Logo vem a marca, com o índice para a Paralimpíada e, se Deus quiser, o lugar mais alto do pódio em Paris”, afirmou Raissa em entrevista ao Olimpíada Todo Dia.

Dobradinha no arremesso de peso

No arremesso de peso F32/33/34, o Brasil colocou duas atletas no pódio. Uma das revelações do atletismo paralímpico brasileiro em 2023, Wanna Brito ficou em primeiro lugar na prova, com direito a um novo recorde dos Jogos Parapan-Americanos. A atleta amapaense arremessou o implemento para 7,36m para conseguir sua primeira medalha de ouro em Parapans. Beth Ann Gauber, dos Estados Unidos, ficou em segundo lugar, com 7,20m. Completando o pódio, Leylane de Castro ficou com a medalha de bronze, com uma marca de 4,55m.

“Isso é o resultado de muito trabalho. Estou muito feliz e muito grata por tudo que tem acontecido. Agradeço ao CPB e minha equipe no Amapá. Sou muito grata por todos que estão me acompanhando nessa trajetória”, disse Wanna.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Paralimpíada Todo Dia