Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Maciel, Mateus e Evelyn vão à final da bocha no Parapan

Maciel Santos, Mateus Carvalho e Evelyn de Oliveira superaram semis e se garantiram nas finais da bocha em Santiago

Evelyn de Oliveira durante a disputa da bocha no Parapan de Santiago-2023; Maciel Santos
(Foto: Saulo Cruz/CPB)

O Brasil garantiu três representantes nas finais da bocha nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023. Maciel Santos (BC2), Mateus Carvalho (BC3) e Evelyn Oliveira (BC3) venceram seus respectivos adversários nas semifinais desta terça-feira (21) e se garantiram nas decisões. Andreza Oliveira (BC1) já tem medalha garantida e lutará pelo ouro nesta terça-feira. José Carlos Chagas (BC1) competirá pelo bronze.

Campeã paralímpica na Rio-2016, Evelyn de Oliveira teve uma campanha invicta na primeira fase e, por isso, se garantiu de forma direta na semifinal da classe BC3. Por lá, teve um duelo muito duro contra a peruana Niurka Callupe, mas venceu no desempate, após duelo que terminou 3 a 3. Garantida na final, ela agora enfrentará a argentina Stefania Ferrando, em duelo programado para ocorrer nesta quarta-feira (22), às 16h20.

Outro medalhista paralímpico que vai lutar pelo ouro em Santiago-2023 é Maciel Santos, da classe BC2. Assim como a compatriota, ele entrou de forma direta na semifinal do mata-mata, onde ganhou do argentino Luis Cristaldo por 4 a 1. Na final, ele terá o canadense Danik Allard pela frente, também nesta quarta, às 15h10. Maciel busca seu terceiro ouro consecutivo em Parapans.

Quem buscará seu primeiro ouro individual em Jogos Parapan-Americanos é Mateus Carvalho. Atleta da classe BC3, ele foi ouro por pares e bronze no individual em Lima-2019. Em Santiago-2023, ele venceu o colombiano Jesus Romero por 4 a 1 na semifinal e se garantiu na decisão, onde enfrentará o argentino Rodrigo Romero. O jogo acontecerá nesta quarta, às 16h20.

Andreza Oliveira com medalha garantida

Andreza Oliveira já tem medalha garantida na bocha, na classe BC1. Isto porque o torneio conta com apenas quatro competidoras, que se enfrentam em grupo único. A brasileira já venceu dois duelos, contra a argentina Ailen Flores, por 5 a 0, e contra a equatoriana Dayana Quiroz, por 13 a 1, e está em primeiro lugar na chave. Ela enfrentará a bermudense Yushae Desilva-Andrade nesta quarta, às 14h, valendo a medalha de ouro.

José Carlos Chagas também lutará por uma medalha nesta quarta-feira. Depois de uma campanha de duas vitórias e uma derrota na primeira fase, ele enfrentou o mexicano Eduardo Sanchez na semifinal e perdeu por 4 a 3. Assim, foi encaminhado para a disptua do bronze, onde enfrentará o bermudense Omar Hayward, nesta quarta, às 10h40. Os dois duelaram na primeira fase, com vitória de Hayward

Quatro brasileiros caíram nas quartas de final da bocha no Parapan de Santiago. Entre as mulheres, Josiane Batista (BC4) perdeu para a chilena Alfonsina Urrejola por 6 a 2, enquanto Evani Calado (BC2) caiu diante Eliseu dos Santos (BC4) caiu diante do canadense Marco Dispaltro por 5 a 2, enquanto Iuri Thauan sofreu revés diante do salvadorenho Mario Sayes em 5 a 4.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia