ROSARIO – – O Brasil conquistou a medalha de bronze no revezamento masculino do pentatlo moderno dos Jogos Sul-Americanos de Santa Fé 2026. A dupla formada por Rômulo Bandeira de Vasconcelos Neto e João Victor Acioly somou 1.467 pontos e terminou atrás do Equador e da Venezuela na disputa desta quinta-feira (17).
O ouro ficou com o Equador, que terminou a competição com 1.490 pontos. A Venezuela somou 1.475 e ficou com a prata. O Brasil, com 1.467, terminou 23 segundos atrás dos campeões na classificação final.
Mais sobre Santa Fé 2026
+ SIGA O OTD NO WHATSAPP, YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Na esgrima, os brasileiros conquistaram 19 vitórias e sofreram 17 derrotas. Com o desempenho, somaram 238 pontos e terminaram na terceira colocação da etapa. A Venezuela teve o melhor resultado, com 250 pontos, enquanto o Equador ficou em segundo, com 244.
Na sequência, na prova de obstáculos, Rômulo e João Victor somaram 305 pontos e registraram o tempo de 1min06s79, novamente na terceira colocação da etapa. O Equador terminou em primeiro, com 358 pontos e 49s10, enquanto a Venezuela ficou em segundo, com 350 pontos e 51s88.
Já na natação, o Brasil marcou 347 pontos e completou o percurso em 50s78, ficando na segunda colocação da etapa. O Equador teve o melhor desempenho, com 355 pontos, enquanto a Venezuela somou 324.
Lideres da última etapa
O melhor desempenho brasileiro veio no laser-run, prova que encerrou a disputa. Rômulo e João Victor somaram 577 pontos e registraram 12min03s, resultado que colocou a dupla na liderança da etapa. A Venezuela terminou em segundo, com 551 pontos e 12min29s, enquanto o Equador ficou em terceiro, com 533 pontos e 12min47s.
Com 1.467 pontos no total, o Brasil garantiu a terceira colocação e a medalha de bronze no revezamento masculino. A Venezuela terminou com 1.475 pontos e ficou com a prata, enquanto o Equador conquistou o ouro, com 1.490 pontos. Na classificação final, o Brasil terminou 23 segundos atrás dos campeões.



