Siga o OTD

Pequim 2022

Skeleton e bobsled fazem reconhecimento da pista olímpica

Nicole Silveira, Edson Bindilatti, Edson Martins, Rafael Souza e Jefferson Sabino visitaram o Centro Nacional de Esportes de Pista pela primeira vez desde a chegada à China

Edson Bindilatti bobsled Jogos de Inverno Pequim 2022 skeleton
(Andrea Leibovitch/COB)

A semana da abertura dos Jogos de Inverno em Pequim 2022 começou para o Time Brasil com o reconhecimento do palco do espetáculo. Nesta segunda-feira (31), Nicole Silveira, do skeleton, e Edson Bindilatti, Edson Martins, Rafael Souza e Jefferson Sabino, do bobsled, visitaram o Centro Nacional de Esportes de Pista em Yanqing pela primeira vez desde a chegada à China. A Cerimônia de Abertura será às 9h de sexta-feira (4).

A competição de skeleton vai de 10 a 12 de fevereiro. O bobsled, com o trenó de duas pessoas, faz a estreia no dia 14, enquanto o quarteto faz a primeira descida oficial no dia 19. A previsão é que a equipe de bobsled seja a primeira a usar a pista para os treinos para Pequim 2022. Na quarta-feira (2), eles farão a primeira descida a partir das 8h30, no horário local. Já Nicole descerá a partir das 14h para o primeiro período de treinamento.

Experiência no gelo

Os brasileiros percorreram a pé o percurso com cerca de dois quilômetros, com 16 curvas de diferentes ângulos e inclinações. Um momento especial para Edson Bindilatti, recordista de participações em Jogos Olímpicos de Inverno, com cinco, escolhido porta-bandeira da delegação, ao lado de Jaqueline Mourão. A participação em Pequim-2022 será a última dele. “A emoção foi o que deu o tom nessa primeira visita. Felicidade muito grande de estar aqui e vontade de representar o Brasil da melhor forma. É um momento mágico chegar numa pista pela primeira vez, um percurso novo, ainda mais nos Jogos Olímpicos”, disse Bindilatti.

+ Atleta do Brasil testa positivo para Covid-19

Para Nicole, a pista de Pequim-2022 não é novidade. A brasileira esteve no local em outubro para a disputa do evento-teste, em que terminou na oitava colocação. “Fazia seis meses que eu não descia num trenó e ver a rapidez com que eu aprendi a pista em relação às melhores do mundo, me deu bastante motivação e esperança de estar aqui hoje. Até aquele momento, eu ainda não acreditava. O início de temporada de 2022 me deu bastante confiança na minha própria habilidade e que eu posso estar aqui, não só por estar, mas também para competir”, contou.

Track walk

Também participaram do chamado track walk os técnicos do bobsled, Bryan Berghorn, e do skeleton, Joseph Cecchini, além do chefe da equipe de gelo, Matheus Figueiredo. A intenção é estudar as curvas, o tamanho, perfis, quanto de gelo tem – pode estar mais fino ou mais grosso, mais endurecido ou mais suave – e qual é a melhor forma de abordagem, se tem que entrar mais para esquerda ou para direita.

“Para o piloto do bobsled, o track walk é fundamental. O trenó desce muito rápido e, se a pista não tiver memorizada, você pode ter problemas, desde perder tempo até virar o trenó. Quanto mais a gente anda a pista, a maioria dos pilotos anda todos os dias, melhor para guardar todas as informações. Por ser uma pista nova, a demoramos mais no reconhecimento, damos mais atenção a algumas curvas, tentando entender as linhas, para poder fazer um bom trabalho”, disse Bindilatti.

Nicole também comentou sobre o reconhecimento. “Quando desce no treino, dependendo do que acontecer, se tiver uma curva que eu esteja tendo muita dificuldade, posso pegar e ir andando antes do próximo treino e olhar de novo. Mas depende muito de cada atleta, tem atleta que gosta de andar todos os dias, tem outros que não fazem. Eu, geralmente, faço só uma vez, principalmente numa pista que eu já competi. Depois, estudo os meus vídeos descendo e comparo com de outros atletas. Em outubro, eu fiz track walk quase todos os dias porque realmente não conhecia a pista.”

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“A expectativa para os treinos é enorme. Dá vontade de acabar o track walk e já pegar o trenó. Muito ansioso para descer a primeira vez, sentir de verdade, descendo com o trenó. Eu achei a pista fantástica, gostosa, curvas longas. Tem que ter paciência, atenção nas saídas. Não parece difícil, mas tem que achar os segredos para ganhar a velocidade necessária para ter uma boa colocação”, analisou Bindilatti.

O palco

O circuito do Centro Nacional de Esportes de Pista em Yanqing foi o primeiro construído na China para skeleton e bobsled, além de luge. O complexo tem capacidade total para 2 mil torcedores sentados e 8 mil em pé. Depois dos Jogos Olímpicos de Inverno, o local será usado para receber competições internacionais, bem como ser centro de treinamento para a equipe nacional da China.

Mais em Pequim 2022