Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Rômulo e João Victor vão à final individual no Mundial Sub-19

Com a classificação, os brasileiros se colocaram entre os 36 melhores atletas do mundo na categoria

Equipe brasileira masculina na disputa do Mundial Sub-19 de pentatlo moderno (Marcelo Salles/CBPM)
(Marcelo Salles/CBPM)

No terceiro dia de disputa do Mundial Sub-19 de pentatlo moderno, os brasileiros Rômulo Bandeira e João Victor Acioly conseguiram avançar à final individual masculina na competição. O torneio esta sendo realizado em Istambul, na Turquia, e reúne os principais atletas do mundo na categoria.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Ao todo, 77 competidores foram divididos em três grupos, sendo 25 integrantes no grupo A e 26 nos grupos B e C. Na chave A, o brasileiro Rômulo Bandeira, de apenas 17 anos, iniciou sua campanha com a nona posição na esgrima, com 14 vitórias em 24 duelos disputados. Já na prova de obstáculos, ele foi o 18º, com o tempo de 41s72. Na sequência, na natação, Rômulo ficou em 10º do seu grupo, atingindo a marca de 2min15s07 nos 200 metros estilo livre.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Por fim, no evento combinado, o brasileiro largou em 13º e chegou na 12ª colocação, conquistando, assim, a última vaga do grupo, com o tempo de 11s47. No total, Rômulo somou 1.399 pontos nas cinco disciplinas.

Classificação de João Victor

Do mesmo modo, mas pelo grupo B, o brasileiro João Victor Acioly também conquistou a vaga entre os 36 melhores do Mundial Sub-19. Na primeira disciplina, ele iniciou conquistando 16 vitórias em 25 confrontos na esgrima. Logo depois, na prova de obstáculos, o atleta foi o 22º colocado, alcançando o tempo de 50s95. Já nos 200 metros em piscina curta, João ficou em 15º, com a marca de 2min19s02.

Finalizando sua participação na qualificatória, o brasileiro terminou o combinado de tiro/corrida com o quinto melhor resultado do seu grupo, com o tempo de 11s39, acabando, assim, na nona posição da chave B com 1.388 pontos conquistados. Lembrando que se classificam à decisão os 12 melhores competidores de cada grupo. A final individual começará nesta sexta-feira (28), com a realização da prova de esgrima em um sistema de todos contra todos.

Brasil na prova de revezamento

Além disso, na última terça-feira (25), o Brasil também esteve presente na prova de revezamento, tanto entre os homens, quanto no feminino. Na disputa masculina, Rômulo Bandeira e João Victor Acioly finalizaram na 16ª posição. A dupla iniciou com um bom desempenho na esgrima, onde acabaram no 8º lugar. No entanto, na sequência, os brasileiros não concluíram a prova de obstáculos e ficaram em 10º na natação. Já na prova combinada de tiro/corrida, ele obtiveram a marca de 13s53 e terminaram em 14º no evento, conquistando um total de 995 pontos.

No feminino, as brasileiras Ana Clara Bezerra e Maria Eduarda Costa ficaram na 14ª colocação geral, com a marca de 826 pontos somados. Elas ficaram em 10º na esgrima com 13 vitórias em 30 confrontos, também não concluíram a prova de obstáculos, atingiram a marca de 2min19s12 na natação (11º) e concluíram o Mundial Sub-19 com 15s54 na disputa combinada. Ana e Maria Eduarda voltarão a competir nesta quinta-feira (27) pelas qualificatórias do individual feminino.

*Com informações da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Pentatlo Moderno