Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Brasil terá 8 representantes no Sul-Americano de Cochabamba

Brasil terá 8 representantes no Sul-Americano de Cochabamba
Divulgação

Campeonato Sul-Americano de Cochabamba será realizado neste fim de semana na Bolívia e servirá de evento-teste para os Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018.

Menos de uma semana depois de encararem o Campeonato Brasileiro de Pentatlo Moderno de 2017, oito pentatletas do país estão a caminho de Cochabamba, na Bolívia, para o Sul-Americano da modalidade. O torneio, que começa nesta sexta-feira (15), e vai até domingo (17), servirá de evento-teste da modalidade olímpica para os Jogos Sul-Americanos de 2018, que serão realizados na cidade boliviana. O Brasil estará representado por Bianca Cavalcanti, Isabela Abreu e Priscila Oliveira, no feminino; e Danilo Fagundes, Felipe Nascimento, Gabriel Sasaqui, Victor Aguiar e William Muinhos, no masculino.

Todos os oito atletas da delegação competiram no Brasileiro realizado no último sábado (9), no Rio de Janeiro. Priscila Oliveira e Danilo Fagundes, aliás, conquistaram o pentacampeonato no torneio. A pernambucana de 29 anos irá estrear nas arenas de Cochabamba antes do carioca, também de 29. Ela entra em ação nesta sexta (15), na disputa feminina, e ele no sábado (16), no evento entre os homens.

“Os treinamentos para o Sul-Americano foram os mesmos para o Brasileiro. A competição no Rio até serviu como teste para o torneio de agora”, afirmou Priscila. “Não parei de treinar neste segundo semestre, inclusive passei o mês de novembro nos Estados Unidos para um aperfeiçoamento”, relembra o camp training que fez na América do Norte.

Altitude será adversária

Priscila tem um bicampeonato (2010 e 2011), dois vice-campeonatos (2013 e 2016) e dois bronzes sul-americanos (2007 e 2008). Além disso, a número 1 do ranking nacional feminino foi bronze nos Jogos Sul-Americanos Santiago 2014. Ela sabe que uma das dificuldades que irá enfrentar na Bolívia vai muito além das arenas de esgrima, natação, hipismo e laser-run (tiro a laser e corrida).

“Não posso negar que a gente vai competir em uma altitude de 2,5 mil metros e que isso faz muita diferença para a gente. Mas não quero ficar pensando nisso. Vou dar o meu máximo para defender os meus títulos e espero voltar com alguma medalha. Vai ser difícil, mas a gente gosta de coisa difícil mesmo”, analisou Priscila.

Já Danilo Fagundes vai à Bolívia esperando uma igualdade nos seus resultados. O carioca tem duas medalhas no Sul-Americano: um ouro (2012) e uma prata (2015); sem contar a prata nos Jogos Sul-Americanos de 2014.

“Não tenho competido esperando resultados. Busco a homogeneidade nas provas independente dos outros atletas”, disse Danilo.

Pentajovems em ação

Já o colega de treinamento de Danilo e vice-campeão Brasileiro de 2017, Victor Aguiar, não pensa em outra coisa a não ser o ouro no Sul-Americano. O carioca de 20 anos compete oficialmente na categoria Júnior (para pentatletas de 19 a 21 anos) e tem cinco medalhas em categorias de base no Sul-Americano, dentre elas dois bronzes Júnior (2013 e 2015).

“Toda competição só me importa um resultado: o ouro no pódio. Ser segundo para mim não significa nada”, considerou o carioca revelado no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade.

Enquanto Victor só pensa no lugar mais alto do pódio, Felipe Nascimento está focado em fazer o melhor que pode no Sul-Americano de Cochabamba. O pernambucano de 24 anos, que acabou de ser bronze no Brasileiro, representou o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e tem inúmeras medalhas sul-americanas. A começar pelo ouro na estreia do Pentatlo Moderno nos Jogos Sul-Americanos, em Santiago 2014. Além dela, Felipe também tem outras quatro medalhas sul-americanas. O pentatleta aproveitou o Brasileiro do último fim de semana como treino de luxo para o novo desafio.

“Espero fazer uma prova bem consciente e regular. A altitude será um fator a mais de dificuldade, mas irei focado em fazer o melhor que posso”, projetou Felipe, que foi revelado na versão pernambucana do PentaJovem.

Outra revelação do PentaJovem que estará no Sul-Americano de Cochabamba é Bianca Cavalcanti. A carioca de 22 anos vai competir na categoria Sênior (acima de 21 anos) e quer estar entre as três colocadas do pódio desta sexta. Na história do torneio, ela tem duas medalhas em categorias diferentes: prata Jovem A em 2013 e bronze Jovem B em 2011.

“No Brasileiro eu não tive o desempenho que esperava”, Bianca relembrou o quarto lugar conquistado no sábado. “Meus resultados no hipismo e tiro não me deram condição de estar entre as três primeiras colocadas, mas são detalhes que serão consertados agora na Bolívia”, afirmou a vice-líder do ranking nacional espera.

Assim como Bianca, no feminino, William Muinhos ficou em quarto no Brasileiro, entre os homens. O atual líder do ranking nacional quer uma boa competição na Bolívia para encerrar a temporada bem. Para o carioca de 24 anos, o ano foi bom por não ter tido lesões graves, mas não foi muito proveitoso, pois não conseguiu participar de muitas competições.

“Espero fazer uma boa prova mesmo com a altitude. Em 2010, competi em Quito, no Equador, que também está bem acima do nível do mar, e não senti tanta dificuldade. Acredito que a altitude não será um ponto negativo”, torce William, outra estrela formada pelo PentaJovem.

Sétimo geral no Brasileiro deste ano e vice-campeão Júnior, Gabriel Sasaqui é mais uma revelação do PentaJovem que participará do Sul-Americano de Cochabamba. O carioca de 21 anos irá competir na categoria Júnior e é dono do título Sul-Americano Júnior de 2015. Ele conta que os treinamentos foram os mesmos para os torneios de semana passada e o de agora.

“Talvez teria sido melhor fazer uma preparação voltada para a altitude, mas o que foi feito está bom”, enfatiza Gabriel. “Espero bons resultados nas provas técnicas e mesmo sabendo que não conseguirei grandes feitos nas provas aeróbicas, por causa do ar rarefeito, darei o meu melhor”, completa.

Quarto lugar no ranking nacional, Isabela Abreu quer projetar o país no cenário esportivo continental com a competição em Cochabamba. A curitibana de 22 anos vem em uma crescente na modalidade. Em setembro passado, representou o país no Mundial Militar, na Polônia.

“Espero encerrar a temporada na Bolívia nas melhores condições físicas e técnicas para representar bem o Brasil”, finaliza Isabela.

Confira a delegação brasileira no Sul-Americano:
Feminino

Bianca Cavalcanti
Isabela Abreu
Priscila Oliveira

Masculino
Danilo Fagundes
Felipe Nascimento
Gabriel Sasaqui
Victor Aguiar
William Muinhos

Veja a programação do campeonato na Bolívia:
Sexta (15):
Disputa Feminina
Sábado (16): Disputa Masculina
Domingo (17): Revezamento misto

Mais em Pentatlo Moderno