Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Brasil compete com 12 no Sul-Americano Sub-19 do Uruguai

Competição vai acontecer nesta sexta e sábado, dias 29 e 30, em Montevidéu, no Uruguai

Brasil no Sul-Americano Sub-19 de Pentatlo Moderno
(Divulgação/CBPM)

O Brasil encara a última competição internacional de pentatlo moderno na temporada em Montevidéu, no Uruguai. Nesta sexta-feira (29) começa o Campeonato Sul-Americano Sub-19 da modalidade olímpica, com natação, esgrima, hipismo e laser-run (tiro a laser e corrida).

A equitação não entra no Sul-Americano Sub-19 porque é categoria de base. A prova entra a partir da categoria Júnior no pentatlo moderno.

Serão 30 pentatletas de pelo menos cinco países (Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Peru) competindo no Complejo Deportivo del Ejército, na capital uruguaia. O Brasil estará representado por 12 entre 10 e 18 anos de idade.

Matheus Romanelli

O torneio vai reunir disputas em todas as categorias de base do Pentatlo Moderno. Na Sub-19, destinada para competidores de 17 e 18 anos, os pentatletas vão encarar quatro das cinco provas do esporte (natação, esgrima e laser-run). O carioca Matheus Romanelli, de 18 anos, será um dos presentes.

Será a segunda vez que Romanelli participará do Sul-Americano Sub-19. Em 2016, na Argentina, mesmo com apenas 15 anos, ele conquistou duas medalhas na categoria: prata por equipes e bronze no revezamento misto.

“Tenho muitos amigos pentatletas no Uruguai, então achei muito legal a competição em Montevidéu”, comemora Romanelli. “Os treinos foram cansativos e espero ter o meu melhor desempenho de todos os meus cinco anos no Pentatlo Moderno, já que venho trabalhando muito para isso”.

Carlos Assis

Também medalhista do Sul-Americano Sub-19, o paranaense Carlos Assis, 17, chega ao Uruguai com um bronze por equipes conquistado no ano passado, na Argentina. Neste ano, o pentatleta teve a oportunidade de participar do Mundial da categoria, em setembro, na Bulgária.

“Foi muito bom competir na Bulgária, principalmente para eu conhecer o nível dos atletas de outros países e ver como estamos indo. Foi uma oportunidade única de estar competindo entre os melhores do mundo”, Assis destaca.

+ Média de idade da delegação do Brasil é de 14 anos

Sobre o torneio no Uruguai, o pentatleta, que treina no Colégio Militar de Curitiba, disse ter tido uma preparação de “ritmo forte”, focada para essa competição. “Tentamos aprimorar mais a natação, que é uma deficiência minha. Acredito que vou me sair bem e tenho esperança de medalha”.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

DELEGAÇÃO BRASILEIRA

Masculino
Matheus Nobre – 18 anos
Matheus Romanelli – 18 anos
Carlos Assis – 17 anos
Andrey Mariano – 15 anos
Nicholas Medeiros – 15 anos
Rômulo Neto – 13 anos
Kaio Ribeiro – 11 anos

Feminino
Raphaela Silva – 18 anos
Marcela Mello – 13 anos
Maria Eduarda Costa – 13 anos
Ana Clara Ferreira – 11 anos
Isabela Zucchi – 10 anos

PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira (29 de novembro): Disputas individuais
Sábado (20 de novembro): Revezamentos

EVENTOS
Sub-19 (17 e 18 anos): natação, esgrima e laser-run
Sub-17 (15 e 16 anos): natação e laser-run
Sub-15 (13 e 14 anos): natação e corrida
Sub-13 (11 e 12 anos): natação e corrida
Sub-11 (9 e 10 anos): natação e corrida
Sub-9 (abaixo de 9 anos): natação e corrida

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pentatlo Moderno