Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Pan de Lima 2019 marca a temporada do Pentatlo Moderno

O ano do Pentatlo Moderno ainda terá o evento-teste da modalidade para Tóquio 2020. As provas no Pan de Lima serão no final de julho.

Foto: Divulgação

O ano pré-olímpico de 2019 do Pentatlo Moderno será intenso. Ao longo da temporada, vão acontecer competições pelos cinco continentes, envolvendo os principais nomes da modalidade olímpica que reúne natação, esgrima, hipismo e laser-run (tiro a laser e corrida). O destaque para os nossos competidores serão os Jogos Pan-Americanos Lima 2019.

O torneio continental vai acontecer de 26 de julho a 11 de agosto e as provas do Pentatlo Moderno serão realizadas de 27 a 30 de julho. A competição terá disputas individuais e o revezamento misto. Além das medalhas e o título dos Jogos, Lima 2019 também vai distribuir 10 vagas (cinco em cada gênero) para Tóquio 2020.

Já de olho nos Jogos do Japão, a temporada de 2019 do Pentatlo Moderno fará com que os pentatletas já sintam um gostinho das Olimpíadas do ano que vem. É que a Final da Copa do Mundo deste ano será realizada na capital japonesa e valerá como o evento-teste da modalidade para a competição. O torneio vai acontecer de 27 a 30 de junho.

A Final da Copa do Mundo também distribuirá vagas para Tóquio 2020. Serão duas, uma para cada campeão individual.

Cinco continentes

Mas antes da grande final, o circuito da Copa do Mundo vai dar seu pontapé inicial no Egito para a primeira etapa de 27 de fevereiro a 3 de março. Depois, segue para a Bulgária, onde realizará a segunda qualificação, de 10 a 14 de abril. A terceira etapa acontecerá de 2 a 6 de maio, na Hungria, e a quarta de 21 a 26 de maio, na República Tcheca.

Ao contrário da Copa do Mundo, os tradicionais mundiais de Pentatlo Moderno estarão centralizados na Europa nesta temporada. O primeiro deles será o Júnior, que acontecerá de 7 a 14 de julho, na Polônia.

Depois, vem uma novidade no calendário de mundiais da modalidade: o Mundial Jovem A a partir de agora também terá disputas para a categoria Jovem B. A estreia do evento duplo vai acontecer na Bulgária, de 18 a 26 de julho.

Os outros mundiais do ano serão o Sênior, que acontecerá junto com o Laser-Run, e o Militar – os primeiros de 2 a 9 de setembro, na Hungria; e o segundo de 18 a 27 de outubro, na China. A temporada ainda terá os mundiais de Biatlo e Triatlo, que acontecerá simultaneamente de 23 a 27 de outubro, em São Petersburgo, nos Estados Unidos.

Dentre os mundiais, o Sênior também valerá vagas para Tóquio 2020. Serão seis pentatletas classificados ao todo (três em cada gênero).

Estreia da Copa Rio

No calendário nacional, o destaque do ano é a Copa Rio de Pentatlo Moderno, que será a primeira competição nacional da temporada para nossos pentatletas. O torneio vai acontecer em fevereiro.

O Estado do Rio ganhou outra competição nacional com o Rio Open de Pentatlo, que acontecerá nos dias 14 e 15 de junho, na capital fluminense. A cidade ainda sediará o Campeonato Brasileiro, previsto para ser realizado nos dias 25 e 26 de outubro.

Já o tradicional Open de Santos, que chega a sua quarta edição neste ano, vai encerrar o calendário de competições da temporada. Neste ano, o torneio paulista será realizado no dia 14 de dezembro.

Confira as competições da temporada de 2019 do Pentatlo Moderno

COPA DO MUNDO
1ª etapa: 27 de fevereiro a 3 de março, Cairo (Egito)
2ª etapa: 10 a 14 de abril, Sofia (Bulgária)
3ª etapa: 2 a 6 de maio, Kecsemét (Hungria)
4ª etapa: 21 a 26 de maio, Kladno (República Tcheca)
Final: 27 a 30 de junho, Tóquio (Japão)

MUNDIAIS
Júnior: 7 a 14 de julho, Drzonkow (Polônia)
Jovem A e B: 18 a 26 de julho, Sofia (Bulgária)
Sênior e Laser-Run: 2 a 9 de setembro, Budapeste (Hungria)
Militar: 18 a 27 de outubro, Wuhan (China)
Biatlo e Triatlo: 23 a 27 de outubro, São Petersburgo (EUA)

OUTRAS
Húngaro Internacional Indoor: 28 a 31 de janeiro, Budapeste (Hungria)
Ranking Polonês #1: 2 a 4 de fevereiro, Drzonkóv (Polônia)
Jogos Pan-Americanos Lima 2019: 27 a 30 de julho (Peru)
Sul-Americano Júnior e Sênior: 7 a 9 de outubro, Buenos Aires (Argentina)
Pan-Americano Jovem e Júnior: 15 a 17 de novembro, Cidade da Guatemala (Guatemala)
Sul-Americano Jovem: 28 de novembro a 1º de dezembro, Montevidéu (Uruguai)

NACIONAIS
Copa Rio: fevereiro
Rio Open: 14 e 15 de junho, Rio de Janeiro/RJ
Brasileiro: 25 e 26 de outubro, Rio de Janeiro/RJ
Open de Santos: 14 de dezembro, Santos/SP

Mais em Pentatlo Moderno