Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Evânio Rodrigues leva prata e Brasil chega a cinco medalhas na Geórgia

Brasileiro vai bem na penúltima etapa da Copa do Mundo de Halterofilismo antes da Paralimpíada

Evânio Rodirgues prata Geórgia
Evânio Rodrigues e Tayana Medeiros levam prata e Brasil chega a seis medalhas (arquivo)

Mais um bom resultado para o Brasil na Copa do Mundo de halterofilismo paralímpico em Tbilisi, na Geórgia. Neste sábado (22), Evânio Rodrigues terminou na segunda colocação na categoria até 88kg e levou a medalha de prata.

Competindo com outros quatro atletas, Evânio Rodrigues levantou 200kg, cinco a menos que Farhod Umirzakhov, do Uzbequistão. Na tentativa de superar a marca do líder, o brasileiro tentou levantar 208kg, mas não conseguiu por duas vezes e ficou com a prata. Com essa marca, o brasileiro mantém a quinta colocação no ranking classificatório para os Jogos Paralímpicos de Tóquio.

Com essa marca, o brasileiro mantém a quinta colocação no ranking classificatório para os Jogos Paralímpicos.

“Foi uma competição muito boa, ainda mais porque estou voltando após lesões nas costas e no peito. Também estou com peso mais baixo, quase oito quilos a menos.  Queria ter levantado mais para ficar em quarto no ranking para Tóquio, mas estou muito feliz com a conquista de hoje”, explicou o baiano que foi medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos Rio 2016

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Outros dois brasileiros competiram neste sábado. A carioca Tayana Medeiros (mais de 86kg) levantou 119kg e ficou com a sétima posição no ranking classificatório. Já o mineiro Mateus de Assis (até 107kg), se manteve no oitavo lugar do ranking ao erguer 213kg, dois quilos amais que a marca pessoal dele. 

Cinco medalhas

Com os resultados, o Brasil chega ao seu quinto pódio na Geórgia.

Ontem, Mariana D’Andrea também obteve um grande resultado para o Brasil. Na categoria até 73kg, ela conquistou a medalha de ouro, com direito a recorde das Américas, e ainda assumiu a liderança do ranking na corrida para os Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020. Além dela, Bruno Carra também faturou a medalha de prata na categoria até 54kg.

Mariana D'Andrea - Copa do Mundo de halterofilismo paralímpico Evânio Rodrigues
Mariana D’Andrea leva a prata em Tbilisi (reprodução)

Além de Evânio, Mariana e Bruno, Lara Aparecida, de apenas 18 anos, faturou o bronze na categoria até 41kg entre os adultos, além da medalha de ouro júnior na mesma categoria.

Esta é a penúltima etapa da Copa do Mundo de halterofilismo paralímpico antes dos Jogos de Tóquio-2020. A etapa de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre 19 e 26 de junho, será a última. Por fim, a etapa de Tsibilisi vai até o dia 30 de maio e o Brasil tem mais representantes, além de Mariana D’Andrea e Lara. São eles: Ailton de Souza, Bruno Carra, Evânio Rodrigues, Mateus de Assis, Tayana Medeiros.  

De acordo com os critérios de classificação do IPC para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, já reformulados após o adiamento, os oito primeiros colocados por categoria de peso estão classificados. O ranqueamento será finalizado no dia 27 de junho e os atletas brasileiros serão convocados posteriormente para a delegação brasileira pelo CPB.  

Oito atletas participam da etapa de Geórgia da Copa do Mundo em busca de melhores marcas para garantir uma vaga para o Brasil nos Jogos. São eles: Ailton de Souza, Bruno Carra, Evânio Rodrigues, João França Junior, Lara Aparecida, Mariana D’Andrea, Mateus de Assis, Tayana Medeiros.  

Neste domingo, 23, será a vez de Ailton Souza (até 80kg) encerrar a participação brasileira em Tbilisi.

Mais em Paralimpíada Todo Dia